Após abordar a importância da concepção de uma boa estrutura para um projecto de Web Design, escrevemos agora sobre a importância da boa adaptabilidade dos sites a diferentes dispositivos: o chamado Design Responsive.

Sabemos que um projecto deve ser o mais versátil possível, e sempre pensado na óptica do utilizador. Quando se fala em websites, essa importância acresce.

Com o crescimento da variedade de dispositivos onde os websites são visualizados, seria quase impossível desenhar múltiplas versões de um mesmo site, para o adequar às diversas variações de tamanho de ecrã, e a cada uma das resoluções disponíveis no mercado. O Web Design Responsive é uma solução técnica para este problema. Trata-se de desenhar e programar um site de forma a que os vários elementos que o compõem se adaptem automaticamente às dimensões dos diversos dispositivos que hoje utilizamos: desktops, notebooks, tablets, smartphones, etc. Lembrando ainda, que cada um destes dispositivos dispõe de variados formatos.

Alguns dos elementos do site podem ter de ser simplificados, para adequação a dispositivos móveis, onde o ecrã é mais pequeno, bem como ter em conta que os botões passarão a ser usados pelo dedo do usuário e não pelo rato do computador. É necessário também prever a mudança de orientação desses aparelhos móveis: horizontal ou vertical.

Outro recurso, é o Adaptive Web Design, uma variante do Web Design Responsive. Este apenas permite a adaptação a alguns tamanhos de ecrã específicos e não é feito pixel a pixel, como é o caso do Web Design Responsive.

Os projectos têm de ser desenhados, cada vez mais, para o consumidor multi-device.

Precisas de um site responsive? Entra em contacto connosco 😉


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *