O Google Analytics é a plataforma de web analytics mais usada na Internet, pois fornece uma infinidade de dados, é de fácil instalação e ainda é gratuita.
Para te ajudar na análise de dados de Web Marketing, damos-te 6 dicas para explorar melhor esta plataforma:
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Dimensões secundárias: Analisar não só as dimensões primárias – parâmetro em que se analisa, por exemplo ‘páginas’, ‘origem’ e ‘campanha’ –, como também as dimensões secundárias – que permitem aprofundar as análises das dimensões primárias.
Exemplo:
– Dimensão primária: Página -> mostra uma lista de páginas e desempenho por página, como o número de visitantes, tempo médio, bounce rate, etc;
– A clicar na página ‘blog’ e selecionar a dimensão secundária “tipo de tráfego”, mostra a distribuição de visitas ao blog, de acordo com o tipo de fonte de tráfego (orgânico, directo, referência, social, etc).
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Metas: Definir metas para depois extrair conclusões importantes para a tomada de decisão. O Google Analytics dispõe de várias: Destino, Duração, Páginas por Sessão e Evento. Dirige-te até à aba Administrador para criar uma nova meta para o teu negócio;
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Teste AB: Fazer um teste AB, que nos permite testar e validar as hipóteses de mudanças no site;
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Acompanhar Campanhas: Medir o retorno sobre o investimento das acções de Marketing. Para isso, separa as acções por campanhas;
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Criar Dashboard: Criar um painel de controle, em que se adicionam widgets de acordo com as tuas necessidades e que compilam as principais informações e métricas do teu negócio. São essenciais para quem trabalha com dados quantitativos, facilitando o acompanhamento das métricas principais e a ter uma melhor visão do todo;
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Gerir Eventos: Permite-nos saber quais os botões que são clicados, quais os menús que são abertos e sob que circunstâncias isto ocorre. Para esta acção é necessária uma noção de código. Para configurar, define quais os eventos que pretendes medir e espreita o seguinte link ou pede ajuda a um programador (ou empresa que cuida do teu site): https://support.google.com/analytics/answer/1033068?hl=pt.
Seguindo estas dicas, poderás efectuar análises mais profundas, extrair conclusões devidamente cruzadas e economizar tempo em todo este processo. No entanto, o Google Analytics dispõe de muitas outras possibilidades de análise que podem e devem ser exploradas para trazer uma maior riqueza de informações para análise. Explora e diz-nos o que achaste 😉
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