Depois do último post onde te lembrámos da importância de uma boa comunicação visual a acompanhar o conteúdo textual, vamos agora dar-te dicas mais aprofundadas para uma boa optimização das redes sociais.

À semelhança da construção de websites e de material impresso, também as redes sociais exigem método e planeamento. Uma vez que a imersão nas redes sociais é uma temática mais recente, torna-se importante padronizar algumas regras e linhas de raciocínio base, utilizadas para projectos de design gráfico, e adoptá-las, adequando também às redes sociais.

Se pensarmos nas redes sociais enquanto potenciador do negócio de uma empresa, mais eficaz deverá ser a comunicação nas redes, já que contribuem para que uma empresa ganhe mais clientes e/ou mais dinheiro.

Para começar, e após a selecção das redes sociais que se adequam ao negócio, o uso destes meios de comunicação, terá de ser regular. Adoptar uma estratégia e planificar a frequência dos posts é determinante.

Criar uma identidade ou adequá-la à identidade da empresa (quando já existe), isto é, uma projecção de como deve ser o rosto de divulgação nas redes sociais. Pesquisa boas referências para te inspirares.

Uma vez que as redes sociais funcionam como canal de comunicação com possíveis clientes, não te limites apenas ao recurso “Imagem+Texto”. Sempre que possível, coloca um link para um produto ou website do teu negócio para que a relação cliente/vendedor não se limite apenas àquela rede social.

Lembra-te sempre que projectar para redes sociais envolve tanta seriedade quanto outro projecto de design, e que não se limita apenas a conteúdos simples e aleatórios em busca de ‘likes’.

É algo que exige extrema responsabilidade, estudo e pesquisa da parte de quem trabalha com o conteúdo, e uma responsabilidade maior ainda da parte do designer que projeta a face que determinado conteúdo irá adoptar. Portanto, é determinante que o design gráfico seja analisado não só como ferramenta de execução, mas também como ferramenta de estratégia para as empresas que desejam estar presentes nas redes sociais de forma coesa e objectiva.


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