Uma ferramenta que tem vindo a mudar a maneira como as empresas se relacionam com os seus clientes, o chatbot, combina disponibilidade constante e tempo de resposta quase instantâneo, o que apresenta inúmeras vantagens para o seu negócio ou marca, entre elas a obtenção de um maior envolvimento com a sua audiência.
Para a criação de um chatbot é necessária a criação/programação de regras específicas que visam identificar palavras e relacioná-las com as ações do utilizador.

Os chatbots podem ser classificados em dois tipos: chatbot simples e chatbot avançado ou “smart”.

O chatbot simples funciona através de palavras-chave, ou seja, à medida que o utilizador vai escrevendo a mensagem, o bot vai identificando e entendendo o que ele quer dizer com base em palavras-chave pré-escritas no software.

O chatbot smart baseia-se na inteligência artificial, o software regista todas as interações dos utilizadores e, com base nesse histórico, fornece respostas mais precisas para cada pergunta.

Então, porque deve apostar num chatbot?

melhor fluxo de atendimento, ao automatizar os processos do seu negócio, ou parte deles, e ao definir um fluxo de informação que preveja as principais incidências, melhorará consideravelmente o atendimento;

atendimento em qualquer horário, os utilizadores passam a obter respostas às suas dúvidas, seja a que hora for, o que poderá contribuir para o fecho imediato de vendas, bem como para a satisfação dos clientes ou potenciais clientes;

diminui custos, poderá mecanizar alguns processos que farão com que ganhe tempo para outras tarefas, não necessitando de aumentar a sua equipa;

análise de dados e métricas, as diferentes ferramentas disponíveis no mercado permitir-lhe-ão aceder a um conjunto de informações, como, por exemplo, o histórico, que serão bastante úteis para melhorar a sua estratégia;

permite uma experiência omnichannel, pois consegue estar presente nas diferentes plataformas (redes sociais, apps, websites) através do pc ou do telemóvel, a qualquer momento, nos diferentes canais de venda e de comunicação.

Existem várias ferramentas de chatbot disponíveis no mercado e que podem ser úteis à sua empresa, como o Facebook Messenger, o Drift ou o Chatfuel.

Uma das mais valiosas empresas que usam chatbot é a Uber, é possível solicitar o serviço diretamente pelo chatbot do Facebook Messenger, sem ser preciso abrir a app. Outro exemplo é a eBay, que usa igualmente o chatbot do Facebook Messenger para ajudar os clientes a procurar itens, o utilizador informa qual o produto que procura, estilo, cor preferida e a faixa de preço. Desta forma, o bot procura um artigo que se encaixe nos requisitos e apresenta as opções ao consumidor.

O marketing digital de sucesso requer evolução constante. Implementar um chatbot, assim como as empresas de sucesso mencionadas, poderá fazer com que a sua empresa fique um passo à frente da concorrência. Qualquer dúvida, fale connosco 🙂


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