Uma ferramenta que tem vindo a mudar a maneira como as empresas se relacionam com os seus clientes, o chatbot, combina disponibilidade constante e tempo de resposta quase instantâneo, o que apresenta inúmeras vantagens para o seu negócio ou marca, entre elas a obtenção de um maior envolvimento com a sua audiência.
Para a criação de um chatbot é necessária a criação/programação de regras específicas que visam identificar palavras e relacioná-las com as ações do utilizador.
Os chatbots podem ser classificados em dois tipos: chatbot simples e chatbot avançado ou “smart”.
O chatbot simples funciona através de palavras-chave, ou seja, à medida que o utilizador vai escrevendo a mensagem, o bot vai identificando e entendendo o que ele quer dizer com base em palavras-chave pré-escritas no software.
O chatbot smart baseia-se na inteligência artificial, o software regista todas as interações dos utilizadores e, com base nesse histórico, fornece respostas mais precisas para cada pergunta.
Então, porque deve apostar num chatbot?
– melhor fluxo de atendimento, ao automatizar os processos do seu negócio, ou parte deles, e ao definir um fluxo de informação que preveja as principais incidências, melhorará consideravelmente o atendimento;
– atendimento em qualquer horário, os utilizadores passam a obter respostas às suas dúvidas, seja a que hora for, o que poderá contribuir para o fecho imediato de vendas, bem como para a satisfação dos clientes ou potenciais clientes;
– diminui custos, poderá mecanizar alguns processos que farão com que ganhe tempo para outras tarefas, não necessitando de aumentar a sua equipa;
– análise de dados e métricas, as diferentes ferramentas disponíveis no mercado permitir-lhe-ão aceder a um conjunto de informações, como, por exemplo, o histórico, que serão bastante úteis para melhorar a sua estratégia;
– permite uma experiência omnichannel, pois consegue estar presente nas diferentes plataformas (redes sociais, apps, websites) através do pc ou do telemóvel, a qualquer momento, nos diferentes canais de venda e de comunicação.
Existem várias ferramentas de chatbot disponíveis no mercado e que podem ser úteis à sua empresa, como o Facebook Messenger, o Drift ou o Chatfuel.
Uma das mais valiosas empresas que usam chatbot é a Uber, é possível solicitar o serviço diretamente pelo chatbot do Facebook Messenger, sem ser preciso abrir a app. Outro exemplo é a eBay, que usa igualmente o chatbot do Facebook Messenger para ajudar os clientes a procurar itens, o utilizador informa qual o produto que procura, estilo, cor preferida e a faixa de preço. Desta forma, o bot procura um artigo que se encaixe nos requisitos e apresenta as opções ao consumidor.
O marketing digital de sucesso requer evolução constante. Implementar um chatbot, assim como as empresas de sucesso mencionadas, poderá fazer com que a sua empresa fique um passo à frente da concorrência. Qualquer dúvida, fale connosco 🙂
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