O Design tem um papel fundamental no sucesso e retorno financeiro de uma empresa. Porém, nem sempre existe a capacidade de assumir o seu real valor através de uma análise visual e estética, facilmente discutíveis do ponto de vista comercial. Posto isto, é fundamental a criação de uma linguagem objectiva e quantitativa, isto é, que permita a criação de uma análise métrica, numérica e com argumentos estratégicos.
Há três passos que permitem quantificar o trabalho de Design:
1. Criar uma árvore de lucros para definir as alavancas de negócio.
A árvore de lucros ilustra como o trabalho do Designer se irá encaixar no panorama empresarial.
Os dois objectivos básicos empresariais (aumento de receita e redução de custos) são divididos em quatro alavancas básicas, que irão permitir prever o impacto que se deseja.
2. Estimar o impacto financeiro.
Para uma análise desta dimensão, será fundamental envolver outros profissionais da empresa, nomeadamente gestores de produto, comerciais, contabilistas e o departamento de vendas.
Em conjunto é possível identificar o estado actual da área comercial e vendas e quais os pontos a incrementar, bem como estimar quantitativamente o impacto do projecto.
3. Comunicar com hipóteses.
O trabalho do Designer passa igualmente por contar histórias. Mais do que suposições, o trabalho criativo deverá conceber hipóteses enquadradas, isto é, criar premissas fundamentadas no histórico da empresa, ou em exemplos de outras empresas de referência.
O uso de hipóteses e números é uma excelente forma para comprovar o valor do Design no seio empresarial, sem menosprezar a sua essência criativa. Vincular o Design às quatro principais alavancas de negócio, elevará a posição do Design no mundo empresarial.
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