No último artigo partilhámos consigo algumas medidas para manter a sua empresa protegida. Na era da transformação digital os imprevistos acontecem, é fundamental conhecermos as consequências, na verdade é difícil avaliar o impacto financeiro imediato de um ciberataque. Proteja-se porque uma quebra de segurança pode colocar em risco a reputação da sua empresa e em alguns casos mais graves, pôr em causa a sua sobrevivência.

Quais então, as possíveis e piores consequências de um ciberataque?

Reputação empresarial abalada. A falta de confiança por parte dos seus clientes é provavelmente a pior consequência. É muito importante as pessoas sentirem que estão a trabalhar com empresas portadoras de uma política de segurança bem definida.

Perda de clientes e oportunidades de negócio. A falta de confiança pode levar à perda de clientes. Um ciberataque provoca efeito dominó, se perde clientes por falta de segurança, novas oportunidades dificilmente vão surgir.

Atrasos na produção. É muito comum um ciberataque suspender a funcionalidade de redes e sistemas da empresa, provocando fragilidades e atrasos na produção.

Exposição de informação confidencial. Os ciberataques estão cada vez mais sofisticados e os hackers motivados em expor dados confidenciais, colocando em risco os dados da sua empresa e os dos seus clientes, uma das consequências mais gravosas.

Coimas bastante elevadas. A perda, o roubo ou a violação de dados é um tema muito sensível, principalmente desde que começou a ser aplicável o RGPD. As empresas são obrigadas a garantir a protecção da privacidade dos seus clientes, caso contrário são obrigadas a pagar coimas avultadas.

Para evitar um ciberataque e as suas consequências é importante adoptar fortes medidas de segurança. Leia alguns dos nossos conselhos aqui.

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