Dica de Web Design #3 – Explicar rapidamente e de forma clara quais os serviços e produtos que a sua empresa oferece

By | 20 Março, 2015

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A função principal de um website empresarial é a de mostrar aos visitantes exactamente o que a empresa faz e as vantagens que pode oferecer aos potenciais clientes. Como os utilizadores da Internet estão cada vez menos pacientes e mais apressados, tem de lhes dar exactamente o que eles procuram – e depressa! Se o seu website tiver um design apelativo os seus visitantes podem até se interessar e decidir explorar mais, mas se você não for capaz de lhes oferecer rapidamente a informação que procuram e se em vez disso os “obrigar” a procurar muito ou a clicar em vários botões para encontrar algo … os seus visitantes acabarão por abandonar o seu website.

Eis como deve apresentar as informações da sua empresa de forma a cativar depressa os visitantes quando estes chegam ao seu website:

– Deve apresentar algumas informações essenciais antes do fold. O fold (ou “dobra” em português) é uma expressão que vem dos jornais impressos, e refere-se à secção do jornal que permanece visível quando o carteiro faz entregas, ou quando os jornais ficam expostos nas bancas das tabacarias. É considerada a secção “nobre” do jornal, por ser a mais visível. O seu website também tem esta secção nobre – é toda a área que o visitante vê assim que chega ao seu website, antes de deslocar a página para baixo. Os seus visitantes frequentemente decidem se vale a pena ler toda a sua página do início ao fim consoante o que vêem nesta secção, portanto certifique-se de que coloca informações e palavras-chave essenciais logo nesta secção.

– Utilize linguagem clara, que não confunda o utilizador e que não seja dada a interpretações ambíguas. Lembre-se que quem utiliza a Internet habitualmente tem vários focos de distracção a competir pela sua atenção (email, telemóvel, televisão, família, colegas,…) e, portanto, não tem muita paciência para esperar. Se os conteúdos que apresenta não forem suficientemente óbvios e obrigarem os seus visitantes a pensar, maior será a probabilidade de eles se cansarem e abandonarem o seu website.

– Recorra a palavras chave que os visitantes frequentemente utilizam para procurar empresas como a sua. O seu website deve ter mencionadas ao longo das várias páginas diferentes palavras-chave e expressões comummente associadas aos seus serviços e produtos, de forma a que o visitante perceba que o seu website tem aquilo que ele procura. Além das palavras-chave óbvias, pode também recorrer a ferramentas grátis como o SEM Rush ou o Keyword Eye, que lhe darão sugestões de outras palavras-chave e expressões que não lhe tenham ocorrido anteriormente e que recebam maior número de pesquisas mensais no Google do que aquelas que tinha pensado originalmente.

– Declare aquilo que distingue a sua empresa de outras concorrentes.  O seu website deve mostrar aos seus potenciais clientes aquilo que a sua empresa tem que as outras não têm – um atendimento personalizado, respostas a questões em 2 horas, entregas grátis ao domicílio, abordagens inovadoras  … Pense em algo único que pode oferecer aos seus clientes e gabe-se disso no seu website.

– Mostre exemplos do que a sua empresa já fez. As pessoas adoram ver exemplos e histórias, e se o seu website incluir um portfolio ou estudos de caso de clientes anteriores, os visitantes irão sentir que a sua empresa é real, e poderão analisar mais facilmente aquilo que a sua empresa lhes pode oferecer.

– Escreva sem erros. Mostre os seus conteúdos a um familiar ou um colega, se possível – um website com erros de escrita causa sempre uma má impressão e os seus potenciais clientes poderão pensar que a sua empresa será igualmente descuidada ao trabalhar com eles.

– Verifique sempre se direccionou os seus links para as páginas correctas. O seu visitante não ficará satisfeito se de cada vez que clicar num link este não o conduzir para onde era suposto.

O seu website pode determinar se o seu visitante fecha negócio consigo ou não – não confunda nem afugente potenciais clientes ao apresentar informações confusas e pouco acessíveis. Reflicta cuidadosamente sobre o que distingue a sua empresa das concorrentes, e invista na acessibilidade e clareza dos seus conteúdos.

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