Dica_WebDesign_Menu de Navegacao

 

Na semana passada abordámos a importância de ter um website com poucos elementos visuais. Hoje falaremos de um dos elementos mais essenciais do seu website – o menú de navegação.

Quando alguém chega ao seu website uma das primeiras coisas que o visitante faz é procurar “pistas” que lhe indiquem se o website em que se encontra lhe dará resposta para as suas questões. Se o visitante não encontrar rapidamente o que procura, abandonará o seu website e irá procurar outro que seja mais rápido e fácil de utilizar.

É essencial que o seu website possua um menú de navegação bem estruturado, que não só responda a todas as potenciais questões dos seus visitantes, mas que também seja intuitivo e fácil de utilizar, sem elementos que possam confundir o utilizador e fazê-lo perder tempo.


Quais as informações essenciais no menú de navegação do seu website?

–  “O que faz esta empresa”? (possíveis expressões a utilizar – “O que fazemos”, “Serviços” ou “Produtos”);

– “Preços”/”Promoções”/”Campanhas” (consoante as áreas em que a sua empresa actua);

– “Como nos pode contactar”? (pode referir-se a esta secção usando – “Contactos”, “Como nos pode contactar “, “Informações Importantes” – e não se esqueça de colocar também os horários de atendimento ao público da sua empresa);

Pode também acrescentar informações secundárias ao menú de navegação, tais como:

– Quem somos (apresentação da sua empresa e da sua equipa);

– Novidades (da empresa ou do sector em que actua);

– Blog;

– Parcerias;

– Portefólio;

– Testemunhos;

– Perguntas Frequentes;

– etc…

Boas práticas para a criação de um menú de navegação eficaz e apelativo:

– É essencial que o seu menú seja claro e fácil de compreender. Não deve obrigar os seus visitantes a pensar – cada secção do seu Menú deverá ter um nome que descreva exactamente o que acontecerá quando o visitante clicar nesse link.

– Deve evitar encher o menú de navegação com inúmeras secções distintas – pode em alternativa criar um rodapé com um menú secundário. Estudos demonstram que as pessoas ficam confusas quando têm muitas alternativas à escolha e se o seu visitante tiver de fazer várias tentativas para encontrar uma secção específica no menú, é muito provável que abandone o seu website.

– Tente na medida do possível recorrer ao uso de Sub-Categorias para poupar espaço e não confundir o utilizador.

– Use um tipo de letra legível no menú, e certifique-se de que tem um tamanho também apropriado (mínimo de 12).

– É necessário ter em conta também a área em que a sua empresa actua, pois isso irá determinar que tipo de informações o visitante espera encontrar no seu website.

 

Dedique tempo a reflectir sobre as informações essenciais que devem ser colocadas no seu menú de navegação – pode ganhar (ou perder!) potenciais clientes em resultado deste pequeno esforço.

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