Agora que já sabes o que é o Design Thinking e como pode ser uma mais-valia para o sucesso das empresas (ver o último artigo), queremos explicar-te detalhadamente as 4 etapas desta abordagem.

etapas do design thinking

Como não é um processo matemático, não se trata propriamente de uma metodologia que se deve seguir à risca. Estas são apenas algumas fases pelas quais passas no processo criativo, e que te vão ajudar a organizar e definir metas.

1 Identificar oportunidades
Começa pelo início. Antes de qualquer outra etapa da inovação é preciso identificar problemas e as oportunidades que deles possam surgir. Coloca-te na perspectiva do consumidor, questiona os teus clientes, faz uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameças) à tua empresa. A partir daqui, partes para a pesquisa de mercado e da concorrência, e defines o teu desafio.

2 Brainstorming
Traduzido para português, significa “tempestade cerebral” e é definida pela apresentação de ideias de forma quase impulsiva, que podem estar, ou não, directamente ligadas com o tema. Pretende-se que o grupo de trabalho, composto por pessoas da empresa e stakeholders, preferencialmente com perfis distintos, dispare ideias para a mesa sem a preocupação de ser julgado. É um estímulo à criatividade e ao “pensar fora da caixa”.

3 Protótipos
Experimentar, fazer, refazer, começar de novo, melhorar… Enfim. A parte da prototipagem serve para conseguirmos passar a ideia do abstracto para o real, e avaliar junto do público, o que funciona e o que deve ser mudado. É uma fase trabalhada de forma contínua e paralelamente com as outras.

4 Implementação
A parte da concretização do projecto. É quando chegas a um resultado viável da tua inovação. Podíamos chamá-la de fase final, mas o processo de inovação não é um processo fechado. Depois dela, poderá ser necessário alargar as competências com a equipa de engenharia e/ou indústria, e terá de existir uma análise regular após a implementação, para ir ajustando e melhorando a tua solução.

O Design Thinking é uma abordagem que pode ser usada nas diferentes áreas de trabalho da tua empresa: seja na equipa comercial ou na parte de marketing e estratégia. O objectivo é ver e pensar no teu produto, pelos olhos do consumidor, de modo a que o engagement seja o mais elevado possível.

Ao ser um processo multidisciplinar, onde participam colaboradores da empresa, clientes e stakeholders, permite-te ter mais segurança no produto que estás a apresentar.


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *