No seguimento do artigo da semana passada, damos hoje continuidade à temática de formas geométricas que ignoramos.

1. Vesica Piscis
A sua forma é muito idêntica ao diagrama de Venn, cuja tradução é “bexiga de um peixe”. É comummente usada na joalharia e na parte gráfica, como é exemplo o logótipo da MasterCard. Na comunicação gráfica pode representar a união de duas forças ou enquanto símbolo da criação, nascimento e/ou fertilidade.

2. Triângulo de Reuleaux
É um triângulo curvo que pode ser construído a partir da intercepção de três círculos ou do arredondamento das laterais um triângulo equilátero.
É uma forma que nos é particularmente familiar dada a sua presença no nosso dia-a-dia: palhetas de guitarra, lápis, brocas, moedas ou até em projectos de arquitectura. Neste último caso temos por exemplo o edifício Mobilis Interactive (Budapeste) ou o edifício Kölntriangle (Colónia, Alemanha). Também pode ser encontrado em logótipos, como é o caso da Ferrari, da Lancia ou do Manchester City.

3. Eneagrama
Figura constituída por nove lados, habitualmente circunscrita ao interior de um círculo. Um dos exemplos mais famosos, nomeadamente para os fãs, é o logótipo dos Slipknot. É comummente usado nos sistemas de análise enquanto meio de representação do conjunto de possíveis tipo de personalidade.

4. Nonágono ou Eneágono
Também é composto por nove lados e podem ser regulares ou irregulares; se regular, os lados têm igual comprimento, com ângulos de 140º. O logótipo do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel (Açores), ou a capa do álbum “Nonagon Infinity” dos King Gizzard And The Lizard Wizard, são exemplos gráficos do uso do nonágono regular. Na arquitectura, o edifício Baháʼí House of Worship em Wilmette (Illinois) ou o U.S Steel Tower (Pittsburgh), um nonágono irregular.

5. Anel ou Ânulo
Como o próprio nome indica tem a forma de um anel e é delimitada por dois círculos concêntricos. Na comunicação pode ser usada na criação de apresentações corporativas ou logótipos para representar o alvo, objectivo ou direcção.

6. Fita de Möbius
Forma tridimensional com um único lado contínuo e cuja nomenclatura se deve a August Ferdinand Möbius, um matemático alemão. Esta forma geométrica pode ter várias interpretações: continuidade, inovação e mudança constante ou, variedade de valores e emoções. São exemplos populares o símbolo da reciclagem e o logótipo do Google Drive.

7. Esquilo
Uma forma bastante peculiar, com origens matemáticas, está entre a forma de um quadrado e de um círculo. Simboliza inovação e criatividade. Devido à sua simplicidade e elegância tem-se revelado um sucesso no design de produto e comunicação. São exemplos: serviços de mesa, o logótipo do Instagram ou os ícones das aplicações mobile Apple.