Na semana passada falamos um pouco do geomarketing e dos seus benefícios. Hoje vamos falar das várias estratégias em que o mesmo se subdivide e como as pode utilizar.

Geotagging

Geotagging é a marcação da localização do utilizador numa publicação. É um recurso comum utilizado no Facebook ou Instagram pelas pessoas quando estão num evento, num estabelecimento ou a visitar alguma cidade, por exemplo.

Desta forma as publicações agregam mais informações sobre o local do utilizador, e permitem que outras pessoas descubram novos negócios através da experiência da sua rede de contatos.

Para aplicar esta estratégia pode incentivar as marcações, criando ofertas e promoções para quem realizar a ação, e facilitar a identificação da sua localização.

Geotargeting

Nesta estratégia é possível segmentar públicos de acordo com a sua localização. Uma campanha pode ser segmentada de acordo com o país onde as pessoas moram, a cidade onde nasceram ou o bairro onde trabalham, desde que esses dados estejam de acordo com os objetivos da estratégia.

Por exemplo, se tem uma gráfica na cidade de Lisboa, não faz sentido fazer publicidade para os habitantes do Porto. O geomarketing permite filtrar apenas o público que interessa, oferecer conteúdos adequados e trazer melhores resultados para as suas campanhas.

Os critérios de segmentação geográfica são oferecidos na maioria das plataformas de comunicação pagas da web, como Google Adwords e Facebook Ads, que recolhem os dados a partir do endereço IP dos utilizadores. Pode selecionar os locais desejados por país, região, estado e cidade. Em alguns casos, a plataforma oferece também opções de segmentação por CEP, bairro e raio de distância, além da estimativa de alcance para cada seleção.

Check-ins

Nas redes sociais, existem diferentes recursos para usar o geomarketing, com o objetivo de aliciar os consumidores, especialmente em negócios locais.

O recurso de check-in é um dos principais exemplos. Quando um utilizador efetua o check-in dentro do seu estabelecimento, pode oferecer-lhe um desconto, um produto exclusivo ou um brinde.

Esta estratégia ganhou popularidade com os check-ins do Foursquare. Hoje, uma ideia bastante usada por restaurantes é oferecer acesso gratuito à internet mediante o check-in no local pelo Facebook.

Geofencing

Já o Geofencing permite que as marcas ofereçam descontos e conteúdos em tempo real, baseando-se na movimentação do utilizador. Com as informações do GPS, as aplicações(mediante autorização de permissão do uso de localização) enviam ofertas específicas para o utilizador no momento em que está perto de determinada região.

Para que o utilizador receba o seu conteúdo, primeiro é necessário oferecer uma aplicação da sua marca. Posto isto, o utilizador deve fazer download da app e autorizar a partilhada sua localização e a receção de notificações e comunicações.

No desenvolvimento da sua aplicação, deve demarcara área geográfica desejada e definir a mensagem que será enviada.

Geofiltros

Outro exemplo bastante atual de geomarketing são os geofiltros usados em algumas redes sociais, como o Snapchat, famoso pelos filtros que os utilizadores podem inserir nas fotos e vídeos.

Depois de identificar a localização do utilizador, a app oferece filtros personalizados, como o nome da cidade ou do bairro em que a pessoa se encontra.

Usando ferramentas específicas, as empresas podem criar os seus próprios geofiltros usando a identidade da marca. Assim, sempre que os utilizadoresestiverem noseu estabelecimento ou evento, podem usar este recurso nasfotos.

Sites personalizados
Algumas vezes, quando visitamosum site, recebemosa notificação “este site deseja saber asua localização”. Este é mais um exemplo de geomarketing. Neste caso, as páginas usam a localização do utilizador para oferecer conteúdos personalizados.
O utilizador pode declinar a solicitação da notificação ou ainda configurar o navegador para que nunca permita a partilha. Portanto, esta informação nunca é garantida e, além disso, a posição geográfica é estimada, não exata.

Para que o utilizador decida se quer partilhar a sua localização, deve sempre enviar uma notificação como a que citamos. Para isso deve usar uma API de Geolocalização no código, para que o navegador identifique a sua solicitação e acione a notificação para o utilizador.

Através do geomarketing, é possível criar e oferecer conteúdos mais direcionados, de acordo com a localização geográfica do público. Assim, fica mais fácil conquistar a atenção e a preferência da audiência.


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