A Internet das Coisas e os Wearables vão dominar em 2025

By | 19 Maio, 2014

A_internet_das_coisas
Os especialistas acreditam que a Internet das Coisas — o conceito de que todos os dispositivos, objectos e sistemas possam estar ligados à internet num futuro não muito distante — terá um grande impacto sobre a maneira de como iremos viver a nossa vida quotidiana em 2025.

Segundo um relatório realizado pelo Pew Research Center, cerca de 83% dos 1,600 especialistas do sector foram entrevistados e acreditam que o tema será algo banal dentro de 11 anos, mas os progressos até lá serão demorosos, apesar das tendências actuais e especulações de que este é o próximo grande passo na evolução tecnológica.

Não é de surpreender que os wearables (óculos, smartwatches e trackers de fitness) sejam os aparelhos que se encontram no topo da lista para lançar a Internet das Coisas. Mas outras áreas, tais como a da casa — para as pessoas que desejam controlar as funcionalidades e os eletrodomésticos de uma casa remotamente — são também consideradas prioritárias.

Actualmente, alguns eletrodomésticos já se encontram ligados à rede, tal como no caso do frigorífico da Samsung T9000, que permite o envio de tweets e o streaming de música, e o termostato ‘inteligente’ da Nest. Mas ainda há muitas barreiras a serem passadas; todas as empresas preferem usar o seu próprio hardware e software, que muitas vezes não é compatível com outras plataformas. Não só as empresas precisam de trabalhar em conjunto para que os seus produtos sejam compatíveis entre si, mas também existem questões relacionadas com privacidade que ainda estão à espera de resposta.

Imagem: Corning

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *