Este é um conceito que, ultimamente, tem ganho cada vez mais expressão nas empresas. Afinal o que é Marketing de Conteúdo e como é que difere de todos os outros tipos?

Ora bem, Marketing de Conteúdo é aquele que pretende conquistar o teu público-alvo, através da criação de conteúdo original, relevante, valioso e de interesse para ele. Ou seja, a ideia é atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, de modo a que tenham uma percepção positiva da tua empresa.

E como é que se consegue isso?
Mantendo o foco no cliente e não na tua empresa; falando do que eles precisam e não no que a tua empresa faz; informando e entretendo as pessoas para que, não só, sintam empatia pela tua marca e a tenham como referência, mas também, se tornem clientes. As pessoas não gostam de se sentir “alvos” e não gostam de se sentir pressionados. Por isso, procura dar a conhecer a tua marca, não só pelos seus serviços mas, essencialmente, pelos valores que possam partilhar.

Já lá vai o tempo em que éramos obrigados a ver a publicidade nos intervalos da TV. Agora, quando precisamos, vamos à procura das marcas que cumpram o nosso desejo. E a importância do Marketing de Conteúdo está aqui… Porque conteúdo de qualidade é aquele que atinge o público certo no momento que ele mais precisa.

Para isso, a estratégia baseia-se em 3 importantes etapas:

  • Planeamento
    Antes de avançar para o conteúdo propriamente dito, é importante definir a forma como o vais utilizar, os objectivos que queres alcançar e quais os meios onde os vais partilhar, para que os resultados sejam os mais rigorosos e positivos possível.
  • Criação
    Depois de tudo bem definido, é hora de pôr as mãos na massa. Mantém a frequência de criação e partilha de conteúdo, conforme os objectivos que foram, anteriormente, traçados.
  • Medição
    Tenta manter o foco naquilo que realmente te interessa: os KPI’s. Os Key Performance Indicators, vão medir o sucesso da tua estratégia a partir do tráfego e tempo de permanência no teu site, as vendas, a taxa de conversão, a quantidade e qualidade de leads, o feedback de consumidores, o SEO e as assinaturas angariadas.

Com base no teu público, vais precisar de pensar o que escrever, quando escrever, em que meio promover, qual o formato a utilizar e os resultados que pretendes alcançar. Com isto em atenção, verás a tua rede de actuais e potenciais clientes crescer e, assim, vais gerar mais vendas.

Fala connosco para te ajudarmos a alcançar esses objectivos.


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