No seguimento da temática explorada nas últimas duas semanas, abordamos novas questões, igualmente importantes.

E-tag
É um Token, que o servidor envia e o browser retém até ao próximo pedido. É apenas usado quando o navegador sabe que o tempo de vida do recurso da cache já expirou.
E-tags são valores de hash gerados pelo servidor, e que por norma usam o nome do arquivo físico do recurso e a data da última modificação no servidor. Quando um arquivo de recurso é actualizado, a data modificada é alterada e, por conseguinte, é gerado um novo valor de hash e enviado no cabeçalho de resposta à solicitação.

Forçar a actualização da cache
Uma actualização forçada obriga a procura de um conjunto de recursos de uma página, sejam eles conteúdos, scripts ou elementos multimédia, ou outros. No entanto, há recursos que podem não ser abrangidos de forma explícita, isto é, são encontrados dinamicamente após o carregamento de tudo o que esteja visível. Dado que o browser não prevê estas ocorrências, quando acontecem, as solicitações posteriores utilizarão cópias da cache destes recursos.

Cache localizada geograficamente: CDN
Content Delivery Network (CDN) é muito mais do que uma cache, ainda que esta faça parte do seu trabalho. O CDN armazena dados em locais distribuídos geograficamente, com o objectivo de reduzir o tempo de viagem que estes efectuam entre browsers. As solicitações são encaminhadas para o CDN mais próximo, reduzindo os dados de resposta. Acresce ainda o facto de o CDN ser capaz de gerir grandes quantidades de tráfego e providenciar a segurança contra alguns modelos de ataque web.
O CDN obtém recursos por intermédio de um ponto de intercâmbio na Internet (IXP) que, por sua vez, são ligações integrantes da sua espinha dorsal. Existem etapas a serem cumpridas aquando da configuração do roteamento de solicitações para aceder a um CDN, em alternativa ao servidor host.

Portanto, é fundamental garantir que o conteúdo do CDN do seu site está actualizado.

Categorias: GoogleInternetWebsite

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *