O Processo criativo do Branding

By | 11 Maio, 2017

No último artigo, introduzimos o tema do Branding e explicámos-te a importância de ter uma boa imagem de marca. No entanto, um logo não é algo que se faça com um estalar de dedos.
Mesmo sendo um processo de criatividade onde se pressupõe haver uma confusão de ideias, conceitos e caminhos a seguir, é super importante haver uma organização mais ou menos rigorosa para que:

1 – Essas ideias, boas ou más, não se percam a meio do projecto;
2 – Não se insista em linhas de pensamento irrelevantes;
3 – Não se repitam ideias já descartadas

Não existe, porém, uma fórmula científica de desenvolver um logo – o processo criativo varia de pessoa para pessoa, de empresa para empresa. Por isso mesmo, o que te deixamos aqui é a nossa maneira de trabalhar que podes adaptar ao teu próprio processo.

Pesquisa
Faz uma pesquisa visual e informativa sobre a área de negócio da empresa para a qual vais fazer o logotipo e sobre a própria empresa, se for caso disso. É essencial conheceres a marca para conseguires identificar qual a melhor linguagem gráfica a seguir.

Conceito
Depois de teres identificado algumas ideias interessantes, define um conceito a partir do qual vais basear a tua linha de pensamento para construir a parte gráfica.

Construção
A melhor parte! Começa a esboçar e a criar o teu logo. Testa, faz, apaga tudo, começa de novo… E vê as tuas ideias a ganharem forma até chegares ao resultado final.

Regras
Depois de teres o logotipo, cria o manual de normas gráficas: junta num PDF algumas dicas de como o usar, para que a marca seja sempre utilizada de forma correcta sem interferências na sua legibilidade (p.e. margens de segurança e utilização da marca sobre fundos de cor)

Estacionário
Desdobra o teu conceito pelos diferentes produtos e materiais necessários à comunicação da empresa:
– Suporte físico (cartões de visita, envelopes…)
– Suporte digital (assinatura de email…)
Fala connosco para desenvolvermos o teu logotipo.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *