É muito comum confundir o UI Design com o UX Design, ainda que, apesar de terem significados distintos se complementem diretamente, e têm o objetivo de conferir ao usuário uma experiência simples e acessível na execução de tarefas.

USER INTERFACE – UI Design

UI é a sigla de User Interface, ou Interface de Usuário. É responsável pela parte visual de um projeto, por onde o usuário interage com um determinado aplicativo, software, rede social, site ou até mesmo um produto físico. Esse controle pode ser, no caso de um site, por exemplo, através de botões ou qualquer outro elemento que forneça uma interação entre o dispositivo e o usuário.

Um bom projeto de UI Design deverá antecipar as necessidades do usuário e garantir que o interface reúne elementos de fácil acesso e que o guie de forma funcional e prática, fornecendo assim uma experiência “user-friendly”.

USER EXPERIENCE – UX Design

UX é a sigla de User Experience, ou Experiência do Usuário. É o estudo comportamental dos usuários, engloba toda a estratégia de design e desenvolvimento de um produto, como a sua usabilidade, o seu conteúdo e a sua arquitetura de informação. A experiência do usuário (UX), pensa exclusivamente na relação de um determinado produto com o usuário, procurando torná-la o mais simples possível. Abrange, ainda, todos os pontos de contacto entre a empresa e o consumidor, das campanhas ao website, à embalagem, ao produto em si, ao atendimento por telefone, às interações nas redes sociais da marca, entre outros elementos.

Assim sendo, qual é a diferença?

Utilizando como exemplo o gráfico criado pelo Designer Dan Saffer, podemos verificar que a UX engloba diversas disciplinas, inclusive a UI.

 

 

O UI é responsável pelo layout de um sistema, enquanto o UX foca-se na interação do usuário com o site/aplicativo/produto. Assim sendo, o UI transforma os resultados do UX, ou seja, “constrói” o que foi projetado para a experiência do usuário. Por isso, a norma é o UX vir antes do UI.

Na Fidelizarte garantimos a melhor experiência para o usuário. Veja o nosso portfólio, contacte-nos!


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *