Existem duas abordagens para garantir que um site seja otimizado para o ecrã de um telemóvel, tablet e computador: o design responsivo e o design adaptável.
Embora ambos procurem resolver o mesmo problema, usam estratégias muito diferentes.

  1. Design responsivo
    Um site criado com um design responsivo oferece o mesmo site para todos os dispositivos, mas esse site é fluído e muda o seu layout e aparência conforme o tamanho e a orientação do dispositivo.
    É utilizado o CSS e o esquema de “breakpoints” para garantir que cada página do site possa ser reformatada com base no tamanho da janela de visualização do usuário.
    O mesmo site pode ter um layout de quatro colunas num ecrã de computador, um layout de duas colunas num tablet e um layout de uma única coluna num telemóvel, por exemplo.
  2. Design adaptável
    No design adaptável, é criado um layout diferente para cada ecrã de um dispositivo. À medida que carrega, o site reconhece o tamanho do ecrã e mostra o layout que foi feito para aquela “janela”. É possível criar uma experiência de utilizador diferente para cada um dos seis tamanhos de ecrã mais comuns, desde os 320 pixels, 480 pixels, 760 pixels, 960 pixels, 1200 pixels e 1600pixel.

No que diz respeito aos prós e contras de cada técnica, o design responsivo é considerado mais económico, SEO “friendly” e exige menos trabalho. Todavia, é um mecanismo mais lento de carregar e menos personalizado.
No design adaptativo, o UX designer tem o controlo total sobre cada layout e pode garantir que a experiência do utilizador seja ideal para cada tamanho de ecrã.
Mas se, por exemplo, os utilizadores acederem ao site num dispositivo para o qual não foi projetado, o site não será formatado corretamente.

Para qualquer uma das soluções, a Fidelizarte é especialista a encontrar a opção mais adequada ao seu negócio. Vamos conversar?


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