Nos últimos anos o uso crescente de dispositivos móveis tem provocado uma evolução na forma como dispomos conteúdos na web, isto é, possibilitar uma web fluída e mais acessível para os seus usuários, concebendo para essa função o Responsive Web Design.
Um estudo realizado recentemente, demonstra que a maioria dos usuários online está a utilizar dispositivos móveis para verificar os seus e-mails. Um bom motivo para desenvolver HTML para emails utilizando técnicas empregadas no Responsive Web Design. Contudo, o Google anunciou recentemente um update que permite criar layouts que tornaram os e-mails responsive. Este update irá afetar vários clientes tanto em desktop como Android ou iOS. O Google consultou um grupo de developers de e-mail para constatar que a utilização das Media Queries seriam essenciais para tornar os layouts responsive.
Ao contrário de um site ou aplicação, nos emails não podemos usar os padrões de programação mais recentes como HTML5 e CSS3. E a grande responsabilidade desta “falha” é dos clientes de servidores de e-mail, como por exemplo o Outlook, que continuam a não conseguir suportar os padrões da web mais recentes.
A não padronização entre os dispositivos, a arquitetura arcaica dos clientes de email e dos motores de renderização dificultam a vida dos designers e programadores. Mas com a evolução da tecnologia e os updates efetuados pelo Google, o processo está a tornar-se cada vez mais simplificado. Diz-nos o que pensas em relação a este tema.


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