Comprovada a importância de uma boa e rápida resposta dos websites, vamos agora enumerar algumas técnicas e ferramentas para optimizar a perfomance dos mesmos.
Lembrando que os motores de busca também têm em consideração a rapidez de resposta dos sites para os rankings de pesquisa, precisamos melhorar o tempo de carregamento dos sites. Para isso, podemos começar por optimizar arquivos, pastas e imagens. Sendo as imagens, um dos principais responsáveis pelo peso dos sites, a redução das mesmas, pode permitir a redução do tamanho da página em mais de 50%. Existem sites de compressão de imagens, que lhes retiram informação desnecessária – como camadas, cores, metadados – , sem que isso interfira com a qualidade da mesma. Outra opção, será diminuir a qualidade da imagem no editor de imagens.
Nunca se devem redimensionar as imagens directamente no código HTML. As imagens devem ser colocadas no tamanho correcto a serem visualizadas na página. Alterando as dimensões das imagens no código, não altera o seu tamanho em KBs.
Como forma de melhorar a performance do site e até organizar melhor as suas pastas, devemos organizá-las em menos arquivos de estilos e scripts. Por exemplo, em vez de usarmos três arquivos CSS, ficam agrupados num só.
Devemos também minimizar ao máximo o recurso ao jQuery, já que atrasa o carregamento das páginas. A alternativa é recorrer ao JavaScript puro sempre que possível.
Existem ainda outras opções, mais técnicas e complexas que devem ser feitas por profissionais pois implicam mexer a fundo no código fonte do site, mas seguindo estes passos, já se irão notar diferenças no carregamento das várias páginas.
O Google dispõe de uma excelente ferramenta para testar o tempo de carregamento do teu site em diversos dispositivos: Teste o site
Faz o teste e se precisares de ajuda, já sabes que estamos disponíveis para te ajudar na optimização de sites. Entra em contacto connosco ou deixa um comentário abaixo.
0 comentários