Novo ano, “novas” tecnologias. Novidades fresquinhas que nos deixam entusiasmados com o futuro próximo, e que queremos partilhar contigo.
A MindSEO, uma fornecedora de digital intelligence, reuniu 10 tendências nas áreas do marketing digital, design, SEO, entre outras relacionadas com o mundo online.
Fica a par do que vem aí:
1. Avanços na pesquisa por voz
Com certeza já conheces o Google Home, o Echo da Amazon e, claro, a Siri. Estas tecnologias centradas na voz têm vindo a aperfeiçoar-se e a aumentar as vendas nos últimos anos, por serem, na nossa opinião, indiscutivelmente práticas. Em 2014, 55% dos adolescentes e 41% dos adultos usavam a pesquisa por voz, mais de uma vez por dia. E as previsões são que, em 2020, 50% das pesquisas serão feitas desta forma e 30% das sessões de navegação na web serão realizadas sem um ecrã.
2. AI e Machine Learning
Já aqui falámos dos algoritmos que os motores de pesquisa e outros serviços utilizam para analisar dados comportamentais e melhorar a experiência dos utilizadores na web. Com a evolução da inteligência artificial, e definindo parâmetros básicos, estes mecanismos têm cada vez mais a capacidade de aprender e melhorar os algoritmos a partir da experiência, assumindo um comportamento de aprendizagem autónomo. Prevê-se que os mecanismos de personalização inteligentes, permitam às empresas digitais aumentar os seus lucros em 15%.
3. Chatbots e interfaces de conversação (CUI)
Chegaram até nós em 2016 e este ano continuarão a crescer. Quando bem configurados e interligados com algoritmos avançados de machine learning, os chatbots e os assistentes inteligentes, desempenham um papel fundamental na experiência do utilizador com a empresa, já que funcionam de forma direccionada para cada caso/cliente – interacção personalizada.
4. Mais protecção da privacidade de dados
Aqui está um grande desafio para o marketing digital em 2018. Com a nova lei GDPR (General Data Protection Regulation) aprovada pela UE, a partir de Maio os dados terão de ser processados, armazenados e protegidos de forma a manter a integridade e a confidencialidade dos consumidores, que por sua vez terão de consentir esse processamento (caso contrário as empresas serão multadas). Com esta nova lei, torna-se mais difícil desenvolver as bases de dados, monitorizando e analisando o comportamento das pessoas.
5. Mais importância na qualidade dos dados e respectiva análise
“Quantidade não significa qualidade” Quantas vezes já ouviste esta frase? Talvez não as suficientes… No mundo do marketing tem um significado maior do que possas imaginar. É, por isso, cada vez mais fundamental, saber estabelecer quais são os KPI’s (Key Performance Indicators), saber definir os que são importantes para o controlo e análise desses indicadores e tratá-los de forma a que sejam 100% relevantes para a necessidades da tua empresa. Este é o ano para melhorar ou começar a pôr em prática este facto.
No próximo artigo trazemos-te mais 5 tendências do online para 2018.
Fica atento 😉
0 comentários