No último post, fizemos uma pequena introdução ao marketing de conteúdo.
Hoje queremos explicar-te o que vais conseguir com este modelo. Começemos pelo início – até porque falar de marketing de conteúdo só porque sim, é o mesmo que conduzir sem saber para onde vamos: pode ser uma boa viagem mas não se alcança nenhum objectivo.

Definir objectivos para a tua empresa pressupõe que eles tragam benefícios reais para o negócio. Cada empresa tem os seus, consoante o seu volume e metas de crescimento, mas existe um comum a todas: aumentar as vendas.

O marketing de conteúdo não é um objectivo, mas sim uma forma de conseguires alcançá-los. Ter objectivos claros é essencial para desenvolver o planeamento e todas as outras etapas do processo.

Quais são, então, as principais vantagens do marketing de conteúdo?

Brand awareness
O marketing de conteúdo vai permitir que mais pessoas reconheçam a tua marca e os produtos e/ou serviços que ofereces, de uma forma cativante e que lhes fique na memória.

Engagement
Vai aumentar as interações e, portanto, o engagement com a marca, a partir de conteúdo de qualidade. Este ponto difere do anterior por se focar num relacionamento próximo e constante com um público mais restrito, em vez de dar importância apenas ao conhecimento e percepção da marca em geral.

Educar o mercado
Com o marketing de conteúdo, consegues explicar ao teu público, o mercado onde estás inserido e mostrar as inovações que estão a ocorrer nesse mercado. É uma mais valia para empresas com produtos inovadores, que trazem produtos novos para o mercado ou, por vezes, até criam um mercado novo.

Gerar leads
Não só vais conseguir conquistar audiência mas também, vais conseguir informações de possíveis clientes e qualificá-los. Este ponto, pode ser especialmente relevante para as empresas B2B que necessitam constantemente de contactos de qualidade para transmitir às suas equipas.

Gerar vendas
É o objectivo comum a todas as marcas, mas nem sempre é o objectivo final do Marketing de Conteúdo. Isto é, o teu foco estará no processo de compra e na preparação para a tomada de decisão. Tudo que possa resultar na conclusão de uma venda é marketing de conteúdo: textos, vídeos, imagens, infográficos, e-books, reviews, testemunhos, informações técnicas, informações de entrega, etc.

Em suma, a ideia é informar e nutrir os actuais e possíveis clientes da marca com conteúdo relevante para que se identifiquem e tenham uma boa relação com a tua empresa. As pessoas lembram-se com quem puderam contar quando precisaram, e esse sentimento de reciprocidade é uma forte arma de persuasão durante o processo de compra.

Mas não te esqueças: a conclusão da venda é só o começo. Cerca de 70% da receita das empresas vem dos clientes recorrentes. Quem já te conhece, tem mais probabilidade de comprar artigos mais caros e com maior frequência, e irá recomendar-te aos amigos. Por isso, valoriza-os.


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *