A carregar o website, por favor aguarde.
Loading...
Peça uma proposta
Header

Desenvolvimento de Webapps


Já navegou certamente num site que o fez sentir como se estivesse a utilizar uma app, certo?
São as denominadas Progressive Web Apps (PWAs), um modelo de desenvolvimento de software que transforma os navegadores em verdadeiras plataformas de apps.


Uma web app distingue-se de uma aplicação nativa pela sua capacidade de ser executada em várias plataformas, independentemente do sistema operativo, pois é executada na web através do browser. Isto dispensa a instalação de uma aplicação, estando acessível através do típico URL, o que poupará recursos e memória no dispositivo. Para além disso, alterações e atualizações numa web app são facilmente aplicadas e aprovadas para implementação junto do utilizador. A utilização do browser e de web apps é mais comum no computador, ao passo que as aplicações nativas estão enraizadas nos nossos smartphones.

Quais as vantagens?

Os benefícios são muitos, mas há alguns que merecem ser destacados.

Praticidade

Começando pela experiência de utilizador, as PWAs são, sem dúvida alguma, a opção mais prática e eficiente entre todas as tecnologias de desenvolvimento mobile atuais. Não é necessário realizar downloads, aguardar instalações e atualizações, aceitar termos de uso ou conceder centenas de permissões. Basta aceder a um URL para encontrar o serviço que procura.

Agilidade

Um dos destaques das Progressive Web Apps é a baixa exigência a nível de velocidade de ligação à internet. Embora o carregamento de alguns recursos exija uma conexão razoável em determinados momentos, as webapps são capazes de “tolerar” oscilações na rede (esperadas em, por exemplo, conexões mobile). Dessa forma, o acesso para utilizadores que apresentam alguma limitação para realização de downloads e atualizações é expandido.

Engajamento

O envio de notificações aos utilizadores, uma das inovações dos PWAs em relação às antigas web apps e aos comuns websites, permite-nos impulsionar o engajamento como uma aplicação nativa, estimulando o regresso do utilizador à plataforma.

Acessibilidade

O processo de desenvolvimento de uma aplicação nativa é geralmente mais caro e demorado, pois o software tem de ser desenvolvido na linguagem proprietária do sistema operativo a que se destina. Da mesma forma, é necessário passar por uma aprovação para que seja disponibilizada nas lojas oficiais. O desenvolvimento das PWAs, por outro lado, é menos burocrático e mais aberto.


Progressive Web Apps em ambiente empresarial


Na Fidelizarte acreditamos que as Progressive Web Apps são um óptimo veículo para criação de ferramentas para a sua empresa, seja na forma como lida e presta serviços aos seus parceiros, seja como forma de agilizar e optimizar tarefas relacionadas com os seus serviços ou processos internos.

Algumas empresas que já apostaram neste serviço:


Plataforma Turiscar
Plataforma SADORENT


Pretende saber mais? Contacte-nos

« Voltar

Partilhar este site: