Enquanto cliente, principalmente se pouco familiarizado com processos de design, talvez já se tenha deparado com ficheiros de formato vectorial, ainda que sem saber do que se trata. O que é e para que serve?
Como o próprio nome indica, o formato vectorial é uma imagem composta por vectores, ou seja, o uso de primitivas geométricas (ponto, linhas e curvas). Na prática, ao contrário de imagens em formato JPG ou PNG, os vectores podem ser ampliados ou reduzidos sem perder qualidade.

Quais são as extensões em formato vectorial?
O ai. é o formato mais usual entre os designers, no entanto é praticamente inútil noutros contextos dado que só pode ser usado com recurso a um programa específico. Ainda assim, existem outras extensões, como o PDF e o SVG. O primeiro é dos formatos mais banais porque pode ser facilmente aberto/manipulado através de diferentes programas. O segundo, o SVG, é bastante comum em contexto web.

Para que servem imagens vectorizadas?
Caso pretenda fazer impressões de qualidade, sejam cartões de visita, panfletos ou mesmo cartazes “outdoor”.
No caso dos logótipos, além da versão vectorial é igualmente importante a versão JPEG ou PNG. No âmbito digital, estes formatos são menos pesados e, portanto, benéficos para a boa execução de um site ou APP.

Categorias: Sem categoria

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *