Ao navegar pela internet, provavelmente irá perceber que a quantidade de blogs e páginas de informação têm vindo a aumentar.
Independente do segmento das empresas, ter um blog e partilhar conteúdo é uma forma de, além de informar, captar possíveis clientes e ainda aumentar a autoridade da marca no meio digital.
O conteúdo, dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, representa uma das moedas mais valiosas.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo na íntegra.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma das estratégias de marketing criadas recentemente. Apresenta diferenças comparativamente ao marketing tradicional, que realiza anúncios visando a quantidade de pessoas que irão ver a publicidade, sem ter um público específico em vista.
O propósito do Inbound Marketing é educar para vender, ou seja, atrair o público com conteúdos educativos, gerando o interesse na sua marca ou produto para depois convertê-lo, primeiramente em leads e, depois em clientes.
Saiba o porquê de ter um blog
A internet é gerada em volta de conteúdo. Ao pesquisar a palavra-chave que se adequa ao seu nicho, as primeiras opções de páginas que aparecem, tirando as de anúncio, são de conteúdos.
Por exemplo: ao pesquisar “como abrir um negócio com pouco dinheiro”, os primeiros resultados serão sempre sobre dicas ou artigos que apresentem formas de criar o seu negócio.
Criar um blog com conteúdos interessantes que realmente auxiliem as pessoas, faz com que aumente o nível de acesso à sua página e também a conversão desses visitantes para leads, possibilitando que possa ter e fidelizar mais clientes.
Por isso, tenha em mente que é de extrema importância entender qual o género de conteúdo que se encaixa no seu negócio e como utilizá-lo de forma correcta.
Para criar conteúdos pertinentes a respeito da sua área de actuação, primeiro defina o público-alvo. Poderá utilizar ferramentas de métricas que colaboram para encontrar a idade, género e naturalidade do seu público. Deste modo, conseguirá direccionar melhor os conteúdos do seu blog.
Como criar conteúdo?
Apesar de não existirem fórmulas mágicas para produzir conteúdos, existem algumas dicas para colocar em prática para que se tenha um bom resultado.
A primeira é pesquisar bem sobre o assunto que se deseja falar. Quanto mais fontes melhor. Isso faz com que tenha autoridade no assunto.
Por exemplo, se deseja falar sobre marketing multinível, tenha sempre por base fontes de confiança, assim irá trazer mais credibilidade para o seu texto.
Outras boas práticas para realizar aquando da criação de conteúdo são:
- Torne seu texto interessante, atraindo cada vez mais a atenção do seu público com informações relevantes;
- Use e abuse de seu conhecimento, não tenha medo de ensinar;
- Defina o assunto que irá falar. Procure sempre quais são as palavras-chave de interesse do seu público.
Além disso, uma dica muito valiosa é acrescentar recursos interactivos como vídeos, áudios e imagens. Isso torna o conteúdo menos cansativo para os leitores.
Produza conteúdos e tenha mais visibilidade na internet
Neste artigo elucidamo-lo quanto à estratégia do Inbound Marketing e como os conteúdos são partes importantes no processo de encontrar, conectar e vender para os utilizadores da internet.
Ao promover conteúdos de qualidade, o site ou blog da sua marca ou produto irá sair fortalecido perante a concorrência, dado que o tráfego de utilizadores começa a crescer.
Portanto, não perca tempo: se é detentor de um blog, comece hoje mesmo a pesquisar por boas pautas para que os seus potenciais e actuais clientes se possam informar através dos seus conteúdos.
Se ainda não possui, crie um o quanto antes para inserir bons conteúdos. Com certeza essa estratégia irá trazer-lhe bons resultados!