Uma estratégia muito utilizada para oferecer e-books, vídeos e outros tipos de conteúdos ricos e diferenciados, os formulários são espaços para preenchimento de dados que aparecem na landing page. Há uma troca básica, simples e justa: o utilizador consegue aceder ou fazer download desse material e, em contrapartida, ele insere algumas informações de contato que serão usadas pela empresa posteriormente. Uma ferramenta estratégica e que ajuda a gerar leads importantes.
O seu formulário é o epicentro do seu processo de conversão de leads no site. Então é importante fazer tudo o que puder para o otimizar. Deixamos-lhe algumas dicas:
é importante que o formulário seja visível, o utilizador não deve precisar de fazer scroll para o conseguir ver;
deve ter um título e um call-to-action, bem visíveis e destacados, ou seja, deverá incentivar o utilizador a preencher o formulário, como por exemplo: “Comece a sua avaliação gratuita”;
tenha em atenção o tamanho do formulário, se o formulário for muito longo, as pessoas poderão desistir de preenchê-lo. Mas um formulário mais curto pode fazer a oferta parecer de pouco valor. Se a oferta for um infográfico, basta pedir o nome, apelido e e-mail, no entanto, se a oferta for um e-book, serão necessários mais dados. Deverá ter em atenção também as leads que gera, se tiver muitas leads para fazer triagem, adicione mais campos ao formulário para que seja mais fácil qualificar cada lead e saber quais valem a pena;
marque os campos obrigatórios, normalmente são marcados com um asterisco (*);
oculte os campos já preenchidos, se o seu formulário possuir campos extra, esses deverão aparecer apenas na primeira vez que o utilizador preenche o formulário;
personalize o botão de envio, sendo uma oportunidade final de convencer os seus visitantes de que é bom para eles preencher os últimos campos, adeque o texto ao que está a oferecer e não coloque apenas o genérico “enviar”;
assegure a privacidade do utilizador, é importante que o utilizador sinta que os seus dados estão seguros, para isso coloque um link para a sua política de privacidade ao lado do campo de e-mail por exemplo. Este passo também mostrará que a sua empresa é confiável e aumentará as suas conversões.


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