O conceito AIDA tem como objetivo entender o comportamento do público e ajudar na sua condução através do funil de vendas.

Caracteriza-se pela representação das 4 fases que o cliente precisa de passar até tomar a sua decisão final.

1. Atenção

Num mercado competitivo onde a maior luta pela atenção das pessoas, esta fase é fundamental quer seja no seu site, blog ou loja online.

Combinar cores, tamanho dos textos e o posicionamento dos elementos é crucial na etapa de atração.

Coloque em evidência informações que atraiam o olhar do utilizador e lembre-se que a tendência de visualização do conteúdo de uma página é no formato Z, começando na parte superior esquerda da tela e terminando na inferior direita.

2.Interesse

Após atrair a atenção do utilizador, é necessário despertar o interesse.

É preciso combinar bem as imagens com os textos para ficar claro ao utilizador sobre o que é que está a falar e despertar o interesse por saber mais.

3.Desejo

Não cometa o erro de escrever uma página cheia de informações técnicas sobre um produto ou serviço, com termos que nem os profissionais da área sabem o que significam.

Se quer despertar o desejo do utilizador pelo seu produto ou serviço tem que falar na língua deste, de uma forma fácil para ele entender que a solução é que procura é o seu produto/serviço.

4.Ação

Este é o momento de direcionar o utilizador para a ação final, seja a compra de um produto, contratação de um serviço ou mesmo o preenchimento de algum formulário.

Pode transformar o desejo do utilizador em ação e estimular o mesmo oferecendo testes gratuitos, descontos e até mesmo aguçando o senso de urgência do utilizador de recorrer ao seu produto.

Como?

Como oferta por tempo limitado, mensagens “apenas hoje”, “só nas próximas 48h” “portes de envio grátis” e etc.


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