Abordada a importância de uma correcta análise dos dados retirados do Marketing Digital, damos-te 3 pontos-chave que deves ter em especial atenção, na medição e análise dessas informações.

  • Conversões: são todas as acções que queremos que os nossos visitantes façam no website, como compras online, ou subscrição de cartões promocionais ou newsletters. As conversões podem ser macro ou micro. Macro, quando se pretendem vendas através do site; as micro, quando queremos ter mais pessoas interessadas em receber as nossas comunicações, por exemplo. Se pretendemos ter mais de 2% de conversão, precisamos optimizar as páginas de destino que levam à conversão.

  • Público-alvo: para uma análise coerente, não basta avaliar se o público-alvo aumentou ou diminuiu, nas últimas semanas, em comparação com o ano anterior; deves verificar se houve aumento ou diminuição de conversões, e aumento das taxas de rejeição (Bounce Rate). Tem também em atenção se o número de páginas por visita está a aumentar e se as visitas se concentram na secção que pretendes.

  • Segmentação de dados: importa saber quais as campanhas que tiveram mais impacto para o nosso objectivo, mas analisar os comportamentos do público-alvo, tendo em conta a sua localização e idioma são determinantes para extrair conclusões mais eficientes.

Nunca te esqueças que deves sempre contextualizar a informação, para evitar o cruzamento de dados que não sejam iguais e assim, fazer uma análise mais consistente e fiável.

Uma das melhores ferramentas disponíveis para análise de dados, é sem dúvida o Google Analytics, que oferece um serviço gratuito para a medição de acções realizadas em sites.

Vamos dedicar o próximo artigo a esta fantástica ferramenta. Fica atento 😉


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