Durante cerca de 20 anos, a cor Pantone do ano influenciava o desenvolvimento de produtos e a decisão de compra ligada a vários sectores. Na moda, na decoração, no design industrial, no design gráfico e no merchandising o Pantone tinha uma presença significativa.

O processo de selecção da cor do ano requer uma avaliação ponderada e a análise de tendências. Os especialistas em cor no Pantone Color Institute (unidade de negócios da Pantone que destaca as principais cores, prevê tendências e aconselha empresas sobre cores para identidade visual e produtos), vasculham o mundo em busca de novas influências. Quando falamos em novas influências, falamos em qualquer tipo de área. Pode incluir nessa pesquisa a indústria de entretenimento (como filmes e jogos), novos artistas, moda, o design em geral, destinos de viagens, novos estilos de vida, condições socioeconómicas, novas tecnologias, desporto, materiais e texturas.

Mas qual é afinal a cor Pantone do ano de 2019?

Um tom de coral animador e afirmativo: PANTONE 16-1546 Coral Vivo!
Vibrante mas suave, o Pantone escolhido para 2019 simboliza a nossa necessidade inata de optimismo e actividades lúdicas. Representa a fusão da vida moderna, o Pantone Coral Vivo é uma cor estimulante que aparece no nosso ambiente natural.
Segundo a vice-presidente do Pantone Color Institute, Laurie Pressman, trata-se se uma “reacção ao ataque de tecnologia digital e redes sociais que se infiltram no dia-a-dia”.
“Com tudo o que está a acontecer hoje, estamos à procura de qualidades humanizadoras, porque estamos a ver a vida online a desumanizar muitas coisas. Estamos a olhar para as cores que alimentam e trazem conforto e familiaridade e que nos fazem sentir bem”, acrescenta.


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