O processo de transformação digital sublinha a importância do cliente no seio da estratégia empresarial, pelo que a qualidade da experiência do utilizador tem-se revelado na prioridade máxima para quem pretende manter a competitividade no mercado.

A criação de experiências memoráveis aumentam consideravelmente as probabilidades de sucesso, mas este trabalho depende exclusivamente dos Designers?

Também lhes compete, mas não lhes é exclusivo. A experiência do utilizador é igualmente moderada por outros especialistas, sendo fruto de um trabalho de equipa. Não é por acaso que temos assistido ao crescimento de outras áreas profissionais, nomeadamente Customer Success, Customer Experience e Design de Serviços, entre outros. Estes não só têm a responsabilidade de garantir a qualidade dos serviços, como têm também a seu cargo a responsabilidade de assegurar a excelência da experiência do cliente no seu todo, identificar oportunidades de negócio e oferecer experiências de atendimento únicas e memoráveis.

A união das diversas especialidades profissionais, e dos insights recebidos individualmente, com as áreas da tecnologia, é uma excelente estratégia para compreender as necessidades do utilizador. Além disso, é igualmente benéfico para a criação de novos produtos e serviços que, de alguma forma, se destaquem no mercado.


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