A batalha pelas mensagens nas redes sociais

By | 28 Maio, 2014

mensagens_redes_sociais
 

Tem sido difícil ignorar a rápida ascenção das mensagens nas redes sociais desde o início deste ano.

Começou pela compra astronómica da aplicação WhatsApp por 16 biliões de dólares pelo Facebook em Fevereiro e a aplicação Viber comprada pela Rakuten por 900 milhões. Depois a startup Tango recebeu um investimento de 280 milhões em Março, uma acção que, segundo a Forbes, valorizou a empresa em mais de 1 bilião de dólares.

No início do mês passado, o Vine lançou o Vine Messages, o primeiro investimento da empresa no campo das mensagens. Uma jogada para se manterem a par com o Facebook (cujas aplicações Messenger e Instagram permitem a troca de mensagens) e o Snapchat.

 

Vine

O Vine é a plataforma de microvídeos mais recente a permitir a opção de troca de mensagens e os seus recursos de vídeo inigualáveis fazem com que seja a melhor opção para mensagens em vídeo.

 

Instagram

A aplicação de fotografias revelou a funcionalidade de mensagens no final do ano passado, mas pouco se tem falado sobre ela desde então. Esta funcionalidade certamente que não deprecia a essência do Instagram, ela simplesmente não faz a diferença para o Instagram estar em vantagem em relação a outras plataformas.

 

Facebook Messenger

Esta é a aplicação mais robusta da lista. Após a sua última grande actualização no ano passado, Mark Zuckerberg mencionou o Messenger várias vezes em comunicados feitos no primeiro trimestre deste ano.

Após a compra do WhatsApp 16 biliões de dólares, fica a pergunta: Onde fica o Messenger no meio disto? O Messenger ainda permite chamadas grátis através de Wi-Fi, o que revela outro objectivo de Zuckerberg de tentar ligar todos os utilizadores no mundo inteiro.

 

Twitter

A funcionalidade de mensagens no Twitter permite o envio de imagens desde o final do ano passado mas não permite o envio de mensagens de vídeo e está limitada a 140 caracteres, o que faz que seja uma funcionalidade demasiado simples face à concorrência.

 

Snapchat

Após a última actualização do Snapchat, as mensagens texto e conversas em vídeo em tempo real tornaram-se possíveis. Nesta aplicação ainda tem a vantagem, ou não, dependendo do ponto de vista, do histórico de mensagens ser apagado automaticamente.

 

Usa alguma destas plataformas? Na sua opinião acha que devem distinguir-se cada vez mais entre si através de características e funcionalidades únicas? Ou será que o ideal passa por todas terem as mesmas funcionalidades aumentando ainda mais a concorrência?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *