Para além da criação de um bom design de web e da adaptação desse design aos diferentes ecrãs de dispositivos existentes, vamos agora dedicar um artigo à importância da boa performance das páginas web, para a experiência do usuário.

As pessoas têm cada vez menos tempo para as inúmeras tarefas e distrações que ocupam o seu dia-a-dia. Dedicar vários segundos ao carregamento de páginas, para o utilizador web actual, não é aceitável.

Ainda mais, se tivermos em conta que cada vez mais usuários acedem aos sites em dispositivos móveis, o que significa que, por vezes, com a baixa qualidade de conexão 3G, isto pode tornar a experiência do usuário catastrófica e frustrante.

Um estudo demonstra que os usuários perdem a paciência se um vídeo demorar a carregar mais de 2 segundos. O mesmo se aplica às páginas web. Está provado que perante um site que demora a carregar, as pessoas depressa avançam para outro que ofereça os mesmos serviços e que funcione de forma mais célere.

A demora no carregamento deve-se ao uso de imagens pesadas, elementos não optimizados para web, e layout próprio para o dispositivo em que está a ser visualizado.

Portanto, é determinante que ao criar um design web, este seja optimizado para boa performance, desde a raiz do projecto.

Importante também, é ter em conta que uma má experiência do usuário, impacta directamente nas vendas. A Amazon notou que cada 100 milissegundos de espera, representam um declínio de 1% nas vendas. Também a Google perdeu 20% de lucratividade e tráfego de usuários, pelo aumento de meio segundo no tempo de carregamento das páginas de resultados.

Conclui-se que, ainda que de forma inconsciente, o tempo é um factor extremamente decisivo na percepção e aceitação perante determinado serviço. Precisamos adequar e optimizar o design web sobre esta perspectiva.

Queres optimizar o teu site? Nós podemos ajudar-te. Entra em contacto connosco!


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *