O chatbot é um programa de computador que simula uma conversa através de um chat. Dessa forma, é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes, na forma de diálogo pré-definido entre o usuário e um “robô”.

De acordo com o Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, devíamos comunicar com as marcas / empresas, tal como se conversa com um amigo. Segundo ele, devíamos obter respostas rápidas sem exigir que se estabeleça um telefonema. Os chatbots contribuem para a criação de um relacionamento entre um consumidor e uma marca.

A inteligência artificial usada nos bots comercializados podem funcionar de diversas formas, é necessário ter atenção ao escolher qual se adapta melhor às necessidades da sua empresa. Alguns possuem um algoritmo próprio, outros usam uma inteligência artificial externa. Após realizar a escolha do bot deve verificar qual a rede social que lhe trará mais visibilidade: Messenger, Skype, loja online, até mesmo o website. As vantagens do uso dos chatbots são variadas:

Otimização do processo de atendimento ao cliente
O chatbot consegue simular uma extensa quantidade de respostas, sendo capaz de resolver desde a dúvida mais simples, como os horários de funcionamento, pedidos e reservas, até algumas questões mais complexas, tudo isso de forma automática. Para as empresas que possuem um fluxo elevado de solicitações, investir na tecnologia dos chatbots é aliviar sobremaneira o atendimento pessoal.

Relacionamento com leads e clientes
Na área de marketing de conteúdo, os chatbots são uma verdadeira revolução, sendo com as suas ferramentas uma mais-valia na conquista de novos clientes. É preciso ter presente que estão disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana.

Comunicação é uma constante
Os chatbots abrem a possibilidade de se relacionar com os seus clientes a partir de uma aplicação instalada como: Messenger, Skype ou outra que consiga integrar chatbots. Como as pessoas já estão familiarizadas com essas apps, basta iniciar uma conversa com o chatbot e começar a interagir.

Os chatbots vieram revolucionar a forma como o cliente e a empresa se relacionam. Não são, porém, um substituto ao atendimento humano, pois existem respostas complexas que o bot não tem a capacidade de solucionar. Diz-nos o que pensas em relação a este tema.


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