A segurança de informação passou a ocupar um lugar significativo na preocupação das pequenas, médias e grandes empresas. Esta preocupação aumentou desde que o Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) passou a ser aplicado e valorizado. Garantir a segurança passou a ser uma prioridade absoluta, pois caso ocorram fugas de dados, as coimas são assustadoramente pesadas.

O Regulamento Geral de Protecção de Dados, a confiança e a segurança dos seus clientes são três motivos de peso para apostar em tecnologias de cibersegurança. Mas, softwares maliciosos, pessoas mal-intencionadas e fugas acidentais de informação também acontecem!

Resumidamente, cibersegurança é um conjunto de tecnologias projectadas para proteger computadores, dispositivos, sistemas e redes.
Prevenir é realmente muito importante, ciberataques são a grande preocupação das empresas hoje em dia, podem levar a perdas de receitas, clientes, oportunidades de negócio, reputação empresarial e divulgação de dados sensíveis.

As ameaças e o perigo são reais, mas não significa que não se possam tomar medidas para minimizar a exposição e diminuir eventuais danos.

Mas como proteger a sua empresa de um eventual ataque?

Não desvalorizar actualizações. Para a sua rede se manter protegida é indispensável respeitar as actualizações dos computadores e dispositivos. É também importante optar por um método automático e eficiente, reduzindo ao máximo a intervenção manual (pois é mais susceptível ao erro humano).

Aconselhamento. Procure ajuda de profissionais competentes que o possam ajudar a proteger-se, e a quem possa recorrer em caso de ataque.

Backups. As cópias de segurança são fundamentais. Deviam ser um dado adquirido em qualquer organização, pois sem uma solução eficiente de backups é impossível recuperar dados eliminados ou alterados indevidamente.

O mundo digital está em constante mudança, proteger-se a si e à sua empresa é fundamental.

Categorias: Internet

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *