Eis que surge um novo Paint

By | 26 Julho, 2017

A Microsoft anunciou o fim do nosso tão querido Paint. Arriscamos dizer que a grande maioria dos designers e ilustradores deram os primeiros passos com esta ferramenta, e muitos outros utilizaram-na pelo menos uma vez na vida.

O software pioneiro em edição básica de imagem e desenho livre, esteve presente nas nossas vidas durante 32 anos, mas já não vem incluído na última versão do Windows 10 – Creators Update, que tem lançamento previsto para Setembro. Não se trata da morte do Paint mas de um renascer das cinzas, sob a forma de uma app.

O Paint 3D tem, então, as funcionalidades 2D básicas do software original, e tem muitas outras novidades, que o torna mais interessante e versátil para os criativos, e mais actual e user friendly para todos os utilizadores.

Com esta nova app consegues:

1. Criar rapidamente um objecto 3D
O software já traz formas pré-definidas onde podes modificar a cor, a textura, etc…;

2. Criar o teu próprio objecto 3D
Quer seja através de formas geométricas ou traçado livre, o programa transforma, automaticamente, o teu esboço num objecto de três dimensões;

3. Criar Stickers
Com a ferramenta “Selecção Mágica”, semelhante à do Photoshop, seleciona a forma da imagem que estás a trabalhar e recorta-a. Depois podes colocá-la num objecto 3D que já tenhas criado, como se fosse um autocolante;

4. Escrever em 3D
Se não te apetecer trabalhar em imagens, experimenta escrever o que quiseres e transformar o teu texto em 3D, modificando a cor e a textura, tal como nas figuras que acima referimos. Vai fazer-te lembrar os míticos ClipArts;

5. Pôr o fundo transparente
Porque às vezes ter o branco como fundo não dá jeito nenhum, com o Paint 3D tens a opção de colocar a tela transparente. Assim consegues visualizar melhor o espaço de trabalho e dar mais destaque aos objectos que vais criando.

O melhor de tudo, é que a consegues utilizar em notebooks, por exemplo, e explorar a tua criatividade em praticamente qualquer lugar!

Entretanto, dadas as reclamações da legião de fãs do Paint, a Microsoft vai disponibilizar a versão original gratuitamente na Windows Store. Só não se sabe quando…

Qual é a tua opinião? Escreve nos comentários o que pensas sobre este tema.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *