O user research é uma parte essencial do processo de design para entender as necessidades, comportamentos, experiências e motivações do usuário por meio de vários métodos qualitativos e quantitativos.
É uma ótima oportunidade para incluir o seu utilizador alvo no processo de design e na resolução de problemas.
Porquê? Não é surpresa que a empatia é umas das chaves para o sucesso.
Permite compreender as experiências e os sentimentos de outra pessoa a partir do seu ponto de vista.

O benefício desta metodologia é a criação de uma conexão emocional entre o utilizador e o produto. Os utilizadores sentem que as suas necessidades estão a ser atendidas e ficam mais disponíveis a continuar a usar o seu produto.

Existem vários métodos e um dos mais conhecidos é o modelo Golden Circle, discutido por Thomas e McDonough no Australasian Medical Journal, onde se fazem 3 perguntas importantes (how, why e what):

Como vamos atingir esse objetivo?
Porque é importante atingir um determinado objetivo?
Qual o resultado ao atingir esse objetivo?

Desta forma examina-se, prova-se ou refutam-se suposições.

Mas o que acontece se não se usar User Research?
Podemos acabar por estar a criar um produto ou serviços que não atendem às necessidades e expectativas dos utilizadores. Isto leva a uma série de problemas, como a baixa adoção do produto, altas taxas de abandono, insatisfação dos clientes e uma má reputação da sua marca.

Além disso, sem user research podemos não estar a entender completamente quem é o nosso público, o que este quer e como usa o produto.

Negligenciar esta pesquisa pode colocar o seu projeto em desvantagem a longo prazo, pelo que é importante estar atento às implicações de não investir numa pesquisa do utilizador adequada.
Poupe tempo, dinheiro e o esforço a longo prazo, criando um produto que realmente atende às necessidades dos utilizadores.

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