No último artigo foi abordada a evolução do Web Marketing, mas afinal, para onde caminhamos nesta área?

Apesar da enorme discussão sobre o tema, a imprevisibilidade desta área, torna difícil obter uma resposta exacta sobre o futuro do Web Marketing. Mas existem aspectos que devem ser analisados e que podem ser aproveitados para melhor direccionar as estratégias de Marketing em ambiente digital. Um dos factos é que se acredita estar a caminhar para a chamada “era da relevância”, onde se defende que o conteúdo deve ser orientado em função dos comportamentos e necessidades do consumidor, e menos nas características do produto a destacar.

Assim, indicamos-te 5 aspectos que deves ter em conta quando planeares a tua estratégia de Marketing:

  • A emergente utilização massiva de dispositivos móveis estão a mudar muitos dos paradigmas do Marketing e da Comunicação: as empresas precisam ter em conta que o consumidor está muito mais informado e com acesso facilitado aos mais variados conteúdos;

  • Estar preparado para actuar com rapidez sempre que necessário, já que a informação é recolhida ‘em tempo real’;

  • Com a evolução das plataformas digitais, surgem novos comentários, partilhas de experiências e até recomendações, permitindo uma relação mais estreita com os clientes. Mais do que dizer os atributos do produto ou serviço, importa mostrá-los de forma transparente e gerar reacções. A isto chama-se ‘Trust Based Marketing’;

  • Ao contrário do que antes se fazia, importa medir o que realmente funciona em determinado mercado. Cada vez mais temos ferramentas de análise mais rigorosas e específicas;

  • É importante acima de tudo, que haja sempre integração, isto é, complementar o online com o offline. Pensar que importa estar, onde o teu target está, independentemente do meio. Se o meio digital permite chegar a mais pessoas, precisamos apostar fortemente nesta área, mas nunca descurar as restantes.

O Marketing Digital está cada vez mais a obrigar a reformulações e ajustes dos processos estratégicos das empresas. Se queres explorar melhor esta área, entra em contacto connosco ou deixa um comentário abaixo.


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