Com certeza já lhe vieram à cabeça várias questões relacionadas com a supervisão do seu site, quantas visitas tem, qual é a sua posição no rank do motor de busca do Google, e, principalmente como é que o utilizador está a ver o site, se está a ser exibido corretamente, se a versão mobile tem um design responsivo… hoje vamos falar-lhe de uma ferramenta que irá responder a todas estas questões 🙂
O Google Search Console oferece-lhe uma monitorização completa do seu site, indicando os prós e contras do mesmo, além de oferecer estatísticas de acesso tendo como fonte o próprio motor de busca do Google. Apenas precisa de programar qual o procedimento de acesso ao seu site, indicando aos robôs do Google quais as páginas que pretende que sejam verificadas e em que diretórios estão. Caso haja algo errado ou seja detetada uma possível melhoria, receberá essa informação através de um relatório da própria ferramenta no seu e-mail instantaneamente, dependendo da gravidade da situação, ou simplesmente será notificado no próprio painel de uso.
Além de detetar os problemas do seu site, é-lhe também atribuída uma nota, que vai de 0 a 100 dependendo do desempenho. No geral, se o seu site obtiver 80 pontos, pode considerar que é um bom site de acordo com a padronização do Google.

Listamos abaixo algumas das principais utilidades do Google Search Console:

– Uma das áreas do Console trata do index. Através dele, pode retirar conteúdos que já não estão no seu site ou que não acha interessante que apareçam na primeira página;
– Conseguirá saber os termos de pesquisa que trazem os visitantes ao seu site, tendo assim o conhecimento que precisa para escolher palavras relevantes para o seu público e produzir conteúdos;
– É possível encontrar erros de malware ou spam, bem como receber dicas para resolvê-los;
– Consegue saber se as descrições dos produtos estão a aparecer nos resultados de pesquisa;
– Na área de AMP (Accelerated Mobile Pages) conseguirá obter relatórios sobre a performance do seu site nos vários dispositivos;
– Consegue entender os motivos pelos quais os utilizadores têm dificuldade em navegar no seu site, incluindo o page speed ou velocidade de carregamento da página.

Para começar a utilizar o Console é preciso realizar algumas configurações primeiro, leia as instruções do Google de forma a realizar passo a passo corretamente. Resumidamente funciona assim:
– Faça login no Search Console com a conta do Google;
– Clique em “Adicionar propriedade”;
– Coloque o URL do seu site na caixa de texto e clique em adicionar;
– Valide o seu site. Existem algumas formas para fazer isso, uma delas é verificação por arquivo HTML, que consiste em fazer upload do arquivo fornecido ao site. Outra forma será o Tag HTML, ou seja, colocar a meta tag fornecida na homepage.

Depois da validação, comece a explorar a plataforma. Quando entra, a primeira tela que aparece é um thumbnail do seu site. Clique nele e verá outra dashboard, com notificações sobre o domínio. Serão mensagens sobre como aumentar a visibilidade do site. Clicando nelas terá acesso a uma lista de sugestões para melhorias.
Vale a pena explorar o Search Console e aos poucos aprender na prática a usar cada ferramenta para melhorar o desempenho do seu site. Qualquer dúvida entre em contato connosco 🙂


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *