Uma das maiores fontes de informação da Internet é a pesquisa do Google, mas, muitas vezes, essa pesquisa não é eficiente, porque a base de procura não é bem entendida. O Google quer acabar com essa limitação e prepara-se para uma grande mudança.

A novidade é o algoritmo de pesquisa BERT, sigla para Bidirectional Encoder Representations from Transformers. Em resumo, BERT vai ajudar a entender as pesquisas de uma forma mais parecida com os humanos.

A pesquisa Google vai ser mais inteligente e perceber questões complexas.

Até aqui a pesquisa apenas entendia palavras de forma isolada e sem qualquer contexto, mas esta realidade vai mudar em breve e a pesquisa será mais capaz e com acesso a muito mais tecnologia. Isso levará a que os resultados sejam mais inteligentes e, principalmente, mais úteis para o utilizador.

Para tal, os mecanismos do Google vão passar a conseguir entender frases e não apenas palavras.

pesquisa google

Tratará questões complexas e não apenas palavras.

Isto levará a que os resultados das pesquisas sejam contextualizados e com foco em informação mais dirigida e mais útil para o utilizador, ou seja, os resultados serão mais dirigidos ao que realmente era procurado.

Ao analisar as palavras que estão antes e depois de cada elemento consegue correlacionar as ideias e assim ter mais sucesso. Esta tecnologia foi lançada em 2018, quando o Google introduziu, em código aberto, uma técnica de pré-treinamento de processamento de linguagem natural baseada em redes neurais. Ela tinha o nome de Bidirectional Encoder Representations from Transformers.

Os modelos gerados podiam interpretar o contexto completo de palavras pesquisadas, usando todos os termos. O que é particularmente útil para entender a intenção por trás da pesquisa. Também pode apresentar resultados de mais qualidade para pesquisas com mais palavras – muito comuns em buscas de voz, por exemplo.

pesquisa google

O Google explica que, antes do BERT, o termo “to” (para, em inglês) não era totalmente compreendido. Assim, o resultado era o contrário do esperado: dicas para quem ia dos Estados Unidos para o Brasil, quando a intenção era obter informações sobre a ida do Brasil para os Estados Unidos. Ou seja, o BERT ajuda a entender essas nuances.

Inicialmente, apenas as pesquisas em inglês verão mudanças nos resultados, mas em breve haverá roll out para português.

Esperamos ansiosos, e vocês? 🙂

Categorias: Sem categoria

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *