2018 foi um ano lento no mundo dos smartphones, mas 2019 promete. Não só estamos a ver nascer os primeiros telemóveis dobráveis, como também vamos assistir à implementação das primeiras redes 5G. Fomos vendo alguns protótipos nos últimos tempos, como por exemplo da empresa chinesa Xiaomi… Foi a Samsung, porém,  a primeira a mostrar o produto acabado.
A novidade foi anunciada dias antes do Mobile World Congress. O grupo sul-coreano apresentou o modelo intitulado de Galaxy Fold, que desdobrado cria um tablet de 18,5 cm (uma pequena afronta a esse “povo” tecnológico que tem os seus dias contados). Dobrado, o novo smartphone tem um ecrã de 11,7 centímetros, com 4,6 polegadas. É uma máquina multimédia com 6 câmaras, e até 3 janelas/aplicações abertas em simultâneo.

Mas claro, estávamos ansiosos por uma resposta e a Huawei não tardou a entrar na corrida. A marca lançou, passado uma semana, um telemóvel 5G com um ecrã dobrável. O Mate X foi apresentado no palco da Mobile World Congress. Apesar do conceito ser idêntico ao Galaxy Fold, o da Huawei é ligeiramente mais fino. O modelo dobrado transforma-se em dois ecrãs autónomos, um de cada lado do telemóvel. Um dos ecrãs tem 6,6 polegadas e o outro 6,3 polegadas. O telemóvel tem algumas funcionalidades curiosas como, por exemplo, ao fotografar com o telemóvel dobrado a pessoa que está a ser fotografada pode ver o resultado em tempo real.

E agora perguntamos a todos os curiosos e empolgados: como se irão comportar as aplicações nestes novos formatos?
Samsung trabalhou em conjunto com o Google, responsável pelo desenvolvimento do Android, para garantir que as aplicações continuem a trabalhar sem interrupções com o aparelho fechado. Quanto à Huawei, visto que os ecrãs funcionam de modo individual, a perspectiva é a de que desenrolem de forma natural.

Sendo a Fidelizarte especialista no desenvolvimento de Aplicações Mobile, fizemos o trabalho de casa: conhecê-los melhor. Agora estamos ansiosos por ver como as nossas apps se vão comportar nas novas coqueluches do mercado. O Galaxy Fold começa a brilhar nas lojas a partir do próximo mês de Abril, e o Mate X a partir do mês de Junho.

Categorias: Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *