1. Música em Auto-play
Há bem pouco tempo, a regra era nunca incluir áudio nos websites a menos que fosse opcional e, definitivamente, nunca colocá-la em auto-play.
Mas estas premissas parecem estar a mudar. O som tem vindo a ser usado, em particular por websites relacionados com media, música, filmes, jogos ou sites com um design “storyline”. O aparecimento do áudio num website não deve ser um choque para o ouvido do utilizador, um exemplo disso é o This Was Louise’s Phone. Neste site é usado o auto-play, mas antes surge uma imagem que mostra que o som está a ser carregado e a qualquer momento o usuário pode desligar o áudio, decidindo de que forma quer interagir com a plataforma. Começar com sonoridades pacíficas, espaçadas e pouco barulhentas são também sugestões úteis à boa utilização do áudio. Relembramos, por fim, que é muito importante usar o som como parte integrante do conteúdo e que ele tem de contribuir significativamente para a experiência do usuário. Não o use apenas porque quer experimentar algo novo, mas sim com um propósito.
0 comentários