Em 2010, Ethan Marcotte criou o termo Responsive Web Design ao publicar um artigo com o mesmo nome no blog A List Apart. Um ano depois publicou um livro, com o nome Responsive Web Design, no qual clarificou as necessidades de uma mudança na forma de usar a web, com o crescimento de usuários de dispositivos móveis.
O Responsive Web Design é um conjunto de técnicas que permitem a navegação num site a partir de diferentes dispositivos, ajustando-se este, tenha ele a dimensão que tiver, de forma a proporcionar a melhor experiência ao usuário. No fundo, o principal objetivo é responder automaticamente às decisões/preferências do utilizador no acesso à informação.
Para construir um site responsive são necessários três elementos fundamentais: media queries, layout fluído e conteúdo flexível.
– Media Queries: a distribuição da informação do dispositivo adapta-se graças ao uso das Media Queries, tais como, altura, largura, cores, entre outros.
– Layout Fluído: construído em torno de uma grelha de colunas definidas em percentagens, onde previamente é estabelecida uma largura máxima e uma mínima. Quando o ecrã encolhe, as colunas ajustam-se acompanhando o mesmo.
– Conteúdo flexível: os conteúdos, imagens ou vídeos, também devem ser responsive e deverão adaptar-se ao layout. Através de técnicas específicas e direcionadas é possível fazer com que este conteúdo também seja flexível, garantindo que a experiência do utilizador seja completa, independentemente do dispositivo em que estiver a visualizar o layout.
O Responsive Web Design é sem dúvida uma grande evolução para o webdesign. Na Fidelizarte, desenvolvemos a tua presença online, tendo em conta estes e outros princípios que reforçam e melhoram a comunicação e reconhecimento. Contacte-nos!
0 comentários