Listamos os 5 erros mais comuns que podem comprometer o sucesso das tuas campanhas de Email Marketing e como solucioná-los:

1 – Remetente indefinido: estudos das taxas de abertura dos e-mails revelam que confiar no remetente define se o e-mail vai ser aberto ou não. Solução: define sempre o remetente com o nome da empresa ou serviço e evita demasiadas alterações para que se crie familiaridade com o remetente.

2 – No reply‘ no endereço: este pormenor impede a comunicação com o cliente e causa frustração quando o cliente pretende obter mais informações. Solução: evita endereços de email como noreply@dominio.pt.

3 – Falta de objectividade: se pretendes obter maior conversão e vendas de produtos ou serviços, deves ser objectivo. Solução: com um objectivo claro, evita demasiados links, sê sucinto no texto e lembra-te que deves oferecer valor ao utilizador em poucos parágrafos.

4 – Exagerar no Hard Sell: só depois de conhecer as características do teu público-alvo, é que podes definir a melhor abordagem para impulsionar as vendas. Solução: estuda o comportamento e os hábitos do teu público e lembra-te de não forçar a venda, já que prejudicará o desempenho dessa campanha e das seguintes.

5 – Não manter uma identidade: evita fazer alterações demasiado visíveis nos templates. Solução: Deves ir adaptando e edificando mudanças graduais e registá-las para analisar os resultados. Depois de definido o layout com que os teus clientes ficam mais satisfeitos, mantém a identidade para que os teus emails sejam identificados de imediato e evitar que sejam eliminados.

É preciso tempo, paciência e estratégia para construir uma boa campanha. O Email Marketing é uma das ferramentas ideais para desenvolver estratégias de Inbound Marketing e manter o público atento ao teu conteúdo. Com o uso frenético de smartphones, esta ferramenta ganhou ainda mais força. No próximo artigo dar-te-emos dicas para potenciar os teus emails em smartphones.

Também já cometeste algum destes erros? Partilha a tua experiência nos comentários abaixo 😉


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