O Inbound Marketing

By | 13 Abril, 2017

O termo surgiu oficialmente nos Estados Unidos e pode ser traduzido como “marketing de atracção”, essencial para a definição de uma boa estratégia de Web Marketing.

O que é: trata-se de um conjunto de estratégias que têm o objectivo de, ao contrário do marketing tradicional – também chamado de Outbound Marketing –, atrair voluntariamente os consumidores para o site ou outro portal da empresa. Aposta no relacionamento com o consumidor em detrimento de propagandas e campanhas publicitárias. No Inbound Marketing é o cliente que procura a empresa e não o contrário.

Para que serve: as empresas mais inovadoras do mercado têm apostado agressivamente nesta técnica como estratégia de marketing para:

  • Aumentar a visibilidade do negócio;

  • Diminuir o custo de aquisição de clientes;

  • Atrair clientes em potencial;

  • Gerar conteúdos que marcam a diferença;

  • Optimizar o processo de vendas.

Metodologia: esta técnica obedece a uma sequência lógica de 5 etapas:

Atrair – Investe-se energia na construção de algo que atraia a atenção de pessoas que, de forma espontânea, se interessam pelo assunto ou mercado.

Converter – Referimo-nos à acção do utilizador de dar as suas informações em troca de uma recompensa ou benefício.

Relacionar – Com os utilizadores interessados no conteúdo, potencia-se o relacionamento e consequentemente, o processo de compra.

Vender – Todo este esforço de atracção, visa produzir retorno e gerar oportunidades de negócio para a empresa.

Analisar – Todas as possibilidades de análise do Marketing Digital são adoptáveis para o Inbound Marketing.

O recurso ao Inbound Marketing é essencial, já que funciona como centro de investimento, e não como centro de custo. Todas estas acções podem ser mensuradas com o recurso a ferramentas web analytics (ver ‘6 dicas para explorar o Google Analytics‘) e com estas informações, podemos optimizar as campanhas e assim obter maior retorno sobre investimento (ROI – ver ‘Web Marketing: O que avaliar antes, durante e depois de uma estratégia‘).

No próximo artigo vamos dar-te mais dicas para impulsionares o teu negócio. Fica atento 😉

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