Web Marketing: O que avaliar antes, durante e depois de uma estratégia

By | 11 Abril, 2017

No último artigo, demos-te dicas para utilização optimizada do Google Analytics. Mas para obter bons resultados de campanhas de Web Marketing, é necessária a criação de uma boa estratégia.

Mostramos-te o que deves analisar antes, durante e depois da tua campanha.

Antes: Primeiramente, precisas estabelecer uma meta numérica, coerente com os objectivos que pretendes atingir. Após alinhar expectativas, precisas analisar quais os meios mais indicados para alcançar esses números.

Por exemplo: se queremos atingir X clientes e para isso o site precisa receber Y visitas, precisamos definir qual o melhor canal e a melhor estratégia de abordagem, tendo sempre como foco, as características do público-alvo e o objectivo específico da estratégia.

É importante ter o foco na quantificação e qualificação dos números e meios a serem adoptados.

Durante: Definidas as metas, é hora de planear, fazer, verificar e agir!

Precisas fazer uma análise provisória para entender quais os processos que não estão a ter resultados, corrigir as falhas, “replanear” e voltar a executar, se for necessário.

Por exemplo: se as conversões no site estão a ser alcançadas, mas as vendas ambicionadas não se concretizam, há que fazer um estudo e avaliar se há dificuldades a fechar as vendas. Depois de identificadas, elaborar novo plano de acção com as correcções e reavaliar a estratégia.

Depois: Depois de implementada a estratégia e recolhidos os resultados (ver 6 dicas para explorar o Google Analytics), precisas avaliar o Custo de Aquisição do Cliente (1) e o Retorno sobre o Investimento (2).

  1. Quanto gastas para ter um novo cliente: calculas a soma do valor que foi investido, dividida pela quantidade de novos clientes (segue os passos: CAC)

  2. Quanto lucras em cada investimento: permite-te saber quais os projectos que estão a dar maior retorno (segue os passos: ROI)

Independentemente dos resultados que obtiveres, lembra-te sempre que, na Internet, a melhoria contínua e adaptabilidade são fulcrais.

Se precisares de ajuda, conta com a Fidelizarte 😉

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