Nos dias que correm, quando abordamos a questão dos dados móveis referimo-nos às tecnologias 3G ou 4G LTE. No entanto, muito em breve seremos confrontados com a rede móvel de quinta geração (5G), um serviço mais leve, mais rápido e mais seguro que nos levará para a nova era de tecnologia móbil, revolucionando a forma como o mundo se conecta.
Mediante esta realidade, torna-se imperativo repensar os produtos, os serviços e as oportunidades de inovação.

Mas para compreender esta nova tecnologia, há que recordar que já passámos por outras quatro. A 4G, a actual, veio proporcionar um serviço muito mais rápido (100mbps) que foi perdendo “força” com o tempo.

Porque razão é a rede 5G tão promissora?
Com o serviço de rede de 5ª geração haverá uma optimização da velocidade, bem como da segurança e fiabilidade. Por outro lado, surge uma nova realidade que nos irá permitir a conexão simultânea de diversos dispositivos a uma única antena, numa velocidade extremamente alta. Prevêem-se experiências extraordinárias… Ainda assim, longe de imaginar o seu verdadeiro poder!
Para conseguirmos perceber melhor a genialidade desta nova tecnologia, situemos-nos no mundo do design e desenvolvimento de produto. Muitas limitações em termos de streaming, de fluxos de utilizador, de velocidade de transmissão de dados, entre outros aspectos. O 5G possui maior velocidade e capacidade que as actuais tecnologias sem fios, assim como um tempo de latência muito inferior (dando às pessoas maior velocidade de download). Com a rede 5G a realidade aumentada tornar-se-á banal, a tecnologia continuará a surpreender-nos. 


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *