A Identidade Corporativa é muito mais do que um simples logótipo ou aplicações do mesmo. O objetivo principal é apresentar a estrutura e organização de uma determinada instituição ou empresa.
Para desenvolver uma Identidade Corporativa é fundamental conhecer o público-alvo que queremos atingir. Nesta primeira etapa, deverá ser elaborada uma análise de campo, só assim obteremos as informações sobre o público-alvo selecionado.
Outro aspeto fundamental a considerar é a criação de uma imagem única, um logótipo, com uma personalidade própria, que transmita de forma clara e com impacto a filosofia da empresa. Deverá haver um cuidado especial na realização do mesmo para o podermos utilizar em diversas aplicações como cartas, envelopes, brochuras, aplicações, sinalética, outdoors, entre outros.
O objetivo final da imagem corporativa, é ter uma imagem que transmita conceitos positivos tais como confiança, credibilidade, seriedade, distinção, segurança, inovação, ou pelo menos alguns destes conceitos de forma integrada, possibilitando assim uma abrangência mais generalizada do público-alvo.
Assim, podemos em 6 passos exemplificar o processo de criação de uma Identidade Corporativa:
1 – Análise e reflexão do posicionamento da empresa no mercado, selecionar o público-alvo;
2 – Definição dos atributos que a imagem corporativa deve transmitir;
3 – Posicionamento da empresa e pesquisa da concorrência;
4 – Processos criativos que possam transmitir os atributos pretendidos;
5 – Criação de maquetas para que o cliente possa avaliar;
6 – Aprovado o design por parte do cliente, passamos para a fase de elaboração dos restantes materiais de comunicação.
A Imagem Corporativa representa uma mais-valia em termos de promoção de uma determinada empresa ou instituição, uma vez que contribui para a credibilidade e reconhecimento da empresa.
Estamos a falar de um projecto no âmbito do branding. Numa palavra, deve ser feita por profissionais da área. Se queres criar a tua identidade corporativa ou até mesmo se achas que a tua marca precisa de um make-over, fala connosco! Visita o nosso portfólio e contacta-nos!
0 comentários