As regras dos logotipos

By | 16 Maio, 2017

Quando se cria um logotipo não pensamos apenas se está giro ou feio. Sem dúvida que a criatividade é muito importante mas existem algumas regras na construção de uma imagem de marca que vão influenciar o resultado final e, consequentemente, definir se é um bom logo ou não.

Neste post partilhamos convosco as 5 regras principais dos logotipos:

1- Comunicar uma mensagem
Um dos principais objectivos do logotipo, como já foi referido nos últimos posts, é transmitir os valores e missão de uma empresa. Ele deve inspirar as pessoas a pensar no produto da forma como a empresa que o produz quer que nós pensemos.

2- Ser legível
A construção da imagem de marca, deve ser pensada desde o início para ser legível em vários tamanhos e sobre diferentes fundos. Aqui a cor, a tipografia e o próprio design, ganham a sua importância. Por exemplo: o logo não deve usar mais de 3 cores ou mais de 2 tipos de letra diferentes.

3- Ser versátil
Seguindo a linha de pensamento da regra da legibilidade, um logo deve ser igualmente versátil. Isto é, terá de ser eficiente tanto bordado numa peça de roupa como inserido num outdoor ou totem institucional.

4- Intemporalidade
Já todos reparámos que existem modas em todas as áreas criativas, e o design não é excepção. Porém, é importante pensar no logo como uma imagem eficaz que dure bastante tempo. Veja-se o exemplo da Coca-Cola, que utiliza a mesma imagem desde 1885 – apenas retocando pormenores – e é reconhecida mundialmente por várias gerações.

5- Simplicidade
A simplicidade é, claramente, a palavra-chave na criação de uma boa imagem de marca.
Na verdade, todas as regras anteriores se poderiam resumir a esta: a comunicação da mensagem é mais eficaz quanto mais simples for transmitida; a legibilidade e versatilidade beneficiam com o limite de estilos tipográficos e cores utilizadas, reforçando, até, o ideal de pragmatismo da empresa; quanto mais simples for o logo, a menos modas obedece e, mais facilmente, se torna intemporal.

Aliado às regras, um bom conceito transforma-se num bom resultado. E o logo da sua empresa ganha vida e começa a trabalhar para si.

Fale connosco. Queremos dar a melhor imagem à sua marca.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *