O design thinking tem vindo a demonstrar ser uma ferramenta essencial. É utilizada cada vez mais nas empresas para solucionar desafios internos e externos. Esta metodologia exige que a empresa adopte uma forma de trabalho mais humana, colocando o usuário no foco da solução, também denominado como Human Centered Design (design centrado no ser humano). Adopta princípios que tornam o trabalho mais dinâmico e participativo, apropriando-se de premissas como gerir soluções, propagar empatia e desenvolver a criatividade.
Como implementar esta metodologia na sua empresa? Eis algumas dicas para a sua implementação:

1 – Identifique o problema
Antes de solucionar qualquer problema, é necessário reconhecê-lo e identificar a sua origem. Por vezes, certos problemas podem ser solucionados com mudanças simples no dia-a-dia da organização

2 – Resolução
Após analisar e identificar o problema, é o momento de pensar em soluções. Para que o trabalho seja mais efectivo, é recomendável desenvolvê-lo em equipas. A partilha de conhecimentos e criatividade, é fundamental para o desenvolvimento da sua empresa e é um dos principais básicos do design thinking.

3 – Valide as ideias
É fundamental desenvolver protótipos para constatar se determinado produto ou serviço será aceite pelo seu usuário ou mercado. Caso a ideia vise a melhoria de processos dentro da empresa, o gestor necessita de analisar os benefícios da sua implementação para os colaboradores, e o tempo de adaptação necessário.

Se o design thinking for corretamente aplicado na empresa, as oportunidades de inovação tornam-se muito mais amplas e transcendentes. Pensar diferente é um dos principais caminhos para a inovação. Esta metodologia oferece um novo olhar sobre diversas situações e abordagens. Diz-nos o que pensas em relação a este tema.


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *