Dica de Web Design #4 – Apresentar imagens apelativas e de alta qualidade

By | 25 Março, 2015


Dica_WebDesign_Apresentar_imagens_apelativas.

Sabia que o uso de imagens apelativas pode determinar se um visitante decide explorar o seu website? Neste mundo moderno, saturado de informação, as imagens são o isco perfeito para que consiga persuadir os visitantes a analisar com mais detalhe o website da sua empresa.

O que deve fazer se quiser apresentar imagens apelativas e eficazes no seu website?

– Tenha o cuidado de escolher imagens que representem adequadamente a sua empresa, os seus serviços e os seus produtos;

– Procure escolher imagens que apresentem pessoas da mesma idade e género do seu público-alvo, pois desta forma os seus potenciais clientes irão sentir que a sua empresa se dirige às suas reais preocupações e necessidades;

– Evite utilizar fotos de bancos de imagens (as chamadas “stock photos”), ou, pelo menos, tente utilizar imagens que não pareçam demasiado artificiais;

– Decida que tamanho as imagens do seu website irão ter, e tente, na medida do possível, usar sempre imagens dessas dimensões;

– Escolha imagens de alta qualidade, que tenham boa iluminação e que aparentem ter sido tiradas por profissionais;

– Utilize cores impactantes e que suscitem emoções nos seus visitantes;

– Se utilizar texto ou um logotipo nas suas imagens, deve posicioná-los de forma a permitir que se distingam destas e que sejam facilmente visualizados: pode, por exemplo, aproveitar os espaços “vazios” de uma imagem para aí colocar um logotipo, ou utilizar um filtro que escureça ou branqueie a imagem de forma a realçar o texto;

– Analise qual a rede social que mais visitantes traz à sua empresa e crie imagens tendo em consideração o que resulta melhor nessa rede social. Por exemplo, se o Pinterest for a rede social que lhe traz mais tráfego, faz sentido criar imagens que tenham um estilo similar ao das imagens mais partilhadas nesta rede social (no caso do Pinterest, serão imagens com cores pastel e títulos descritivos dentro das próprias imagens);

– Se tiver uma loja online, as imagens que utiliza são ainda mais importantes. Para cada produto que vende, deve sempre, na medida do possível, apresentar várias imagens que evidenciem os seus vários ângulos, de forma a que o visitante possa analisar com mais detalhe as características de cada produto. O uso de um fundo branco é o ideal para este tipo de imagens;

– Finalmente, se o seu website utilizar muitas imagens, deve sempre utilizar uma ferramenta de compressão (como o TinyPNG ou o Compressor). Estas ferramentas irão comprimir as suas imagens de forma a reduzir o seu tamanho, preservando na maioria dos casos a sua qualidade, e reduzindo assim o tempo de carregamento das páginas do seu website.

Não subestime o poder das imagens para convencer os visitantes a permanecerem mais tempo no seu website. Dedique tempo a procurar e criar imagens que cativem os seus utilizadores e que os convençam a ler os seus conteúdos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *