Dica de Web Design #1 – Reduzir os elementos visuais nas páginas

By | 6 Março, 2015

Dica_Webdesign_Remover_elementos_nas_paginas

 

Como diz o adágio popular, “a primeira impressão é que fica”, mas no mundo do Web Design esta noção é ainda mais relevante. Em média, entre 30% a 50% dos visitantes ao seu website decidem partir para outro, segundos após terem chegado ao seu – e um estudo concluiu que 94% das pessoas cita o design de um website como a razão principal pela qual decidem ou não confiar no website.

Vamos abordar ao longo desta série vários elementos que pode alterar no design do seu website mas hoje, especificamente, falaremos da importância de ter um website com poucos elementos visuais.

Porque é que é importante ter poucos elementos visuais numa página?

Quando escrevemos conteúdo num website, o objectivo inicial é de que o visitante se sinta interessado o suficiente para ler os conteúdos até ao fim, para ficar a conhecer a fundo a nossa empresa, serviços ou produtos e, finalmente, tomar a iniciativa de nos contactar.

Por esta razão, o seu website deve ter o mínimo de elementos que distraiam os seus leitores do seu conteúdo.

Quando uma página tem muitos elementos para além do conteúdo essencial, tais como banners publicitárias, muitas imagens, aplicativos (mapas de localização, informações de meteorologia, notícias da actualidade, etc)… torna-se difícil para o visitante concentrar-se apenas numa coisa de cada vez, pois tem constantemente outros elementos a competirem pela sua atenção. Se os seus visitantes estão pouco concentrados nos seus textos, será difícil persuadi-los a assinarem a sua newsletter, a pedirem informações sobre os seus produtos, etc…

Um bom exemplo:

Como um bom exemplo de webdesign no contexto empresarial português, temos o caso da Artelusa, uma empresa que vende acessórios e produtos feitos em cortiça.

A homepage desta empresa é constituída por uma única coluna, e por isso o visitante só se concentra num único elemento de cada vez, à medida que vai descendo a página.

Apesar de existirem vários elementos ao longo da página (um catálogo de produtos, um texto explicativo, um mapa com a localização dos distribuidores da empresa, um formulário de contacto…), a forma como a homepage foi desenhada permite que o visitante se focalize num único elemento de cada vez.

Fica então a sugestão: dedique uns minutos a analisar o seu website e pense de que forma poderá reorganizar os elementos disponíveis de forma a que os seus clientes tenham a sua atenção 100% focalizada nos seus conteúdos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *